A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

22 março, 2010

Mais é menos

Muitas vezes, mais é menos. Isso mesmo! Atualmente temos à nossa disposição, baseados na idéia da Web 2.0, uma quantidade imensa de redes sociais. E delas tiramos uma série de informações, contatos, amizades, conhecimentos, etc. Ocorre que isto pode estar sendo ...

... menos e não mais!



Explicando melhor esta aparente confusão de palavras. Mais contatos, mais redes sociais, mais conhecimentos, mais notícias podem ser bons na medida em que conseguimos tirar algum proveito disto. Proveito no sentido de que estas coisas sejam úteis mais do que ocupem nosso tempo, espaço e memória.

Tenho acompanhado Twitter, Facebook, Space, Buzz, Sonico, Xing, Via6 e mais alguns outros. E estou confirmando que tenho tido muito acesso a muita informação e pessoas, mas não tem sido produtivo isto tudo. Bem ao contrário, tem tomado muito tempo e atenção, sem dar um retorno satisfatório.

E isto significa que ter esta quantidade de contatos, notas, pius, notícias, alertas, avisos, somente tem tomado meu tempo, desviado minha atenção do que me interessa de fato, tirado minha concentração de meu foco, meus objetivos.

Acaba que vou fazer uma limpa em meus cadastros nestes espaços. Alguns podem pensar isto como um retrocesso, mas não entendo assim. Imaginem que monitorei durante dois dias tudo o que entrei de link de uma destas redes, e foram mais de 100, de nenhum tirei proveito. Mais conhecimentos ou informações que permearam minha mente, mas não produziram ou ajudaram-me a produzir nada de proveitoso.

Creio que isto pode fazer parte dos bons hábitos do dia a dia. Filtrar o que nos interessa de fato. Uma rede social pode ser muito boa, bonita, muito bate papo, muita informação, mas pode estar prejudicando, sendo menos, sendo negativa, para nossos afazeres e interesses.

E isto se aplica ao nosso dia-a-dia. Quanta coisa temos o hábito de fazer pelo simples hábito? Se avaliarmos melhor, são tarefas desnecessárias, que não agregam valor algum ao nosso dia, nossa vida? Assim, fazer uma limpeza, por vezes, abre nossa mente e espaço em nosso dia para coisas mais proveitosas que nos mantenham no caminho que traçamos, sem desvios, desatenções, descuidos.

Acreditem, não é um retrocesso, é, isto sim, um avanço!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!