Vamos começar na ordem colocada: Fato estressante, o vestibular. Bom, o que podemos dizer sobre isto? Já falamos aqui noutro post exatamente sobre o momento da escolha de um futuro após o ensino médio. Mas o que cabe aqui é dizer à leitora que realmente este momento é tornado um suplício pela expectativa colocada por todos os envolvidos na questão: pais, avós, tios, irmãos, além da própria pessoa. Há aqui uma questão marcante. Até de forma inconsciente, muitas vezes os pais ou avós colocam nas mãos dos filhos a realização de sonhos seus. E isto sobre-carrega o estudante.
É um momento delicado, em que o próprio estudante coloca toda a carga de seu futuro sobre uma prova. Não se pode ou não se deveria fazer isto. Há muitos caminhos na vida, alguns passam por um curso universitário. Muitos outros excelentes caminhos não passam por aí. E vamos exemplificar: muitos escritores conhecidos não escrevem baseados em seus estudos universitários, muitos empresários de tremendo sucesso não chegaram a passar por uma universidade, Bill Gates e Steve Jobs passaram um semestre e viram que não achariam ali nada do que necessitavam, Richard Bandler (criador da PNL) saiu da universidade para desenvolver esta ciência (ou nova área de conhecimento). (Citando a riqueza financeira, os dois mais ricos do mundo hoje não tem curso superior. Alguns dos mais ricos do nosso país também não).
A qualidade de seus estudos de base podem não ser a mesma que de seus concorrentes. É certo que os desníveis de qualidade de ensino conforme a escola (pública ou particular), região do país (sudeste, sul, nordeste...) e a própria dedicação do estudante resultem em desconforto na hora de concorrer com alunos de distintas origens escolares. Agora, porém, nada poderá ser feito sobre o passado. Só se pode atuar no presente e colher frutos no futuro. E pense, por mais que tenhas tido uma base não tão boa quanto muitos outros, não tenha isto como uma desculpa.
E ela nos diz: "...aprender tudo de uma vez da forma que o cursinho ensina é difícil pra mim, por muitas vezes fico em dúvidas se vou passar e o desespero toma conta de mim em quase todos os momentos."
Aqui temos algo muito forte e que lhe tira as chances. Ou melhor, aqui Você diz que está sobotando a si mesma. Claro que é difícil acompanhar a velocidade para apreender conteúdos de todo um período de estudos em apenas um ou dois semestres. Concordamos com isto. Mas o sentimento de desespero associado á expectativa de derrota, poderá lhe trazer o quê?
Vamos hoje responder até aqui. Veja bem, se Você pensa em Você numa situação, isto é o mesmo que dizer ao Universo o que Você quer. Se tem uma emoção positiva associada, melhor ainda, mais rápido colherá os louros. Se, entretanto, tens a idéia de derrota e uma forte emoção ruim, o desespero, pensas colher que frutos?
Você tem de se fixar no que deseja e neste momento parece ser a aprovação no vestibular. Veja-se nesta situação. Veja-se olhando a listagem dos aprovados e vendo seu nome. Veja-se triunfando. Sinta alegria com isto. Sempre! E estude o quanto conseguir para chegar lá.
No filme O Segredo, um dos autores/professores fala da idéia da um desejo lançado comparado com uma semente lançada à terra. A semente fica lá soterrada germinando, maturando, se fazendo planta. E isto demora mais ou menos tempo, até que eclode na terra e prospera. As nossas idéias ou desejos funcionam da mesma maneira. Agora, se Você lança a idéia da aprovação à terra, mas a sguir passa a duvidar que vá germinar, a semente não produzirá os frutos esperados.
Dizendo diferente, Você coloca a semente na terra e diz, na sequência, que não quer que a planta se desenvolva, floresça. E diz isto escrevendo e pensando e sentindo. Você sente isto ao ter o desespero de poder não passar. Você pensa isto ao ver a possibilidade de não acompanhar os demais nos conteúdos que precisa aprender. Você escreveu isto no e-mail. Está tudo muito fortemente montado contra seus desejos. Troque seus pensamentos. Reavalie suas intenções. Certifique-se que é isto mesmo que deseja. Feito isto, coloque fé, veja-se aprovada, sinta-se aprendendo tudo que necessita. Busque energia para ir atrás de todas as informações necessárias.
Por hoje ficamos aqui. Amanhã abordaremos mais alguns tópicos que Você nos enviou.
Avalie bem: a aprovação no vestibular é um desejo SEU? E ainda, lembre, Você como todo ser humano é completo, bom e belo o suficiente, não necessitando provar nada a ninguém! Tudo o que tu desejares fazer, faça exclusivamente por ti, não para provar nada.
Leia sobre
Quadro de desejos
Visualização
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!