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Falaremos mais adiante de muitas e muitas abordagens para o assunto, mas recebemos alguns questionamentos diretos sobre negócios Web já em andamento e queremos responder sobre isto. E uma das questões nos remete para o entendimento de "qual é seu negócio afinal?" Muitas empresas físicas ou virtuais, ainda não entendem o que estão fazendo no mercado. Vendem, ou pensam vender, seus produtos, tem foco neles e pronto.
São as pessoas que compram
Ocorre que na maioria das vezes são as pessoas que compram e não estas empresas que vendem. A questão é entender o que motiva uma compra. O que está na cabeça de seu cliente na hora da decisão de compra? Você sabe? Você sabe o que as pessoas querem ou procuram? Então busque entender isto, pois seu foco deve ser nos benefícios que seus produtos levarão às pessoas e não nos atributos próprios do produto.
O que as pessoas não querem
Isto é muito importante de Você saber antes de entender seu negócio. Saber do que todos fugimos, pelo menos quando estamos agindo em nosso estado normal, em plena saúde mental. Então vamos a uma pequena lista:
Doença: ninguém quer ficar doente ou sentir-se assim;
Pobreza: todos tentamos buscar uma vida mais prosperidade financeira para nossas vidas;
Envelhecer: qual o tamanho do mercado que lida com isso, Você já o dimensionou?
Violência: de qualquer tipo, quer assaltos, quer acidentes, etc
Solidão: ninguém quer viver só ou sentir-se só mesmo ao lado de alguém. Amar e ser amado é a busca.
Saber disso já nos ajuda a entender e avaliar se o que nós vendemos ajuda às pessoas nesta questão. Se Você vende equipamentos de segurança, está no âmbito de atender a este requisito (evitar a violência), independente do que seus aparelhos fazem. É isto que seu marketing, sua publicidade deve levar aos seus potenciais clientes: a idéia de estar seguro!
E o que as pessoas querem então?
Nós todos, em nossos estados normais, buscamos:
Amar e ser amado: ninguém quer viver só. Ninguém gosta de estar numa relação uni-lateral onde só um se dedica ao bem comum.
Ter saúde perfeita: muito embora a maioria de nós ainda cometa erros terríveis na hora de nos alimentarmos e de fazermos ou não nosso corpo trabalhar para mantê-lo saudável, nossa busca é por saúde.
Ter aparência jovem, não envelhecer: quanto é movimentado em milhões de dólares no mundo para atender a este quesito? Você já pensou nisto?
Ser ricos: ah, a riqueza! Afora aqueles presos em abordagens errôneas de certas crenças, todos os demais querem ser ricos. E isto é muito bom. Buscar o crescimento da própria riqueza beneficia a todos pois somente todos crescendo neste quesito é que poderemos crescer também.
Gozar a liberdade: E nisto o dinheiro nos ajuda. Liberdade todos já temos, já afirmei isto aqui neste Blog inúmeras vezes. Se Você pode chutar o pau da barraca, se pode dar um piti, se pode enlouquecer e jogar tudo pra cima (claro que sempre haverá conseqüências), então Você é livre. Se não faz nada disso é porque entende que deve agir como age. Mas a questão que coloquei antes é de que o dinheiro nos facilita gozar nossa liberdade. Por certo?
Ser popular: Esta é uma questão muito controversa. Mas mesmo as pessoas mais fechadas, taciturnas até, (características de muitos escritores e blogueiros) buscam a fama. Ou buscam ser populares. Pode ser uma popularidade dissimulada, tudo bem, mas ainda assim a pessoa está buscando ser conhecida e reconhecida.
E sobre Ganhar Dinheiro na Web: foco na emoção!
Sabendo disso tudo, ou sabendo agora que sabe, Você deve entender o que move seus clientes numa compra. Muitos vendedores de lojas ou mesmo muitos sistemas de vendas online atuam focando a razão dos seus clientes sobre os motivos de comprar este e não aquele produto.
O foco deve ser na emoção! Seu cliente não está comprando um creme para o rosto, está comprando beleza ou juventude. Ou ele não compra um alarme, compra segurança. Ninguém compra uma viagem ou loca uma cabine num transatlântico, o que se busca é a emoção da viagem, o prazer, alegria e liberdade.
Livros ou E-books? Não é o amontoado de páginas impressas ou um arquivo virtual que compramos. Estamos em busca de conhecimento ou de emoção se for um romance ou aventura. Correto?
E o que Você pensa que alguém busca na farmácia ao comprar remédios que prometem emagrecer? A pílula em si? O que buscam é a esperança de poder vestir a velha calça desbotada de 5 anos antes. (e de manequim três números menor.)
Foco nisto então, na emoção de seu cliente! E deixe que ele compre.
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