O tema 'Escolhas' é algo que por vezes parece difícil de entender e aceitar. Mas embora difícil de entender ou aceitar, é muito simples. E é um tema um pouco chocante...
Ao menos para a maioria das pessoas é difícil de entender que tudo o que passa por sua vida, todas as suas experiências, tudo o que vivencia, são frutos de suas Escolhas.
E ao dizer 'tudo' falamos do que parece bom e do que parece ruim.
Aliás, os conceitos de bom e ruim são relativos ao extremo. Imagina Você que roubar é ruim, por certo. Ainda mais se Você é a pessoa roubada. Correto? Mas um cidadão que desvia verbas públicas, por exemplo, não está achando isto ruim. Embora isto seja roubar.
Quem sabe aqui começa a dificuldade de se entender que não existe ruim e bom, existem tão somente 'Escolhas'. A cada um a escolha parecerá de modo diferente.
Passar no concurso que tem somente uma vaga lhe parece muito bom. Ruim para os demais se Você de fato conquistar aquela única vaga. E se Você não conquistar a vaga, isto é ruim? Afinal para alguém., um outro alguém, isto foi bom.
Então pense agora o seguinte: o excesso de contas no final do seu mês, algo que lhe incomoda, foi Você quem escolheu. O seu carro não está tão novo ou tão bom quanto queria? Foi Você quem escolheu assim. Seu companheiro ou companheira não é a pessoa que Você queria a seu lado? Mas foi Você quem escolheu. Tudo! Foi Você quem escolheu.
"Ah, mas eu tive de me casar com fulano, afinal toda a família esperava por isso, afinal... ". De toda maneira, foi Você quem escolheu. Até quando parece que Você está num beco sem saída, foi Você quem escolheu estar neste beco. E se Você insiste que não, que não escolheu, então veja bem: omitir-se é também escolher.
Pensemos então, tudo são escolhas. Pode parecer bom ou ruim. São apenas escolhas. A avaliação é individual. Entretanto Você tem de estar atento para avaliar o resultado na hora da Escolha, não quando receber o fruto desta. Se pedir dobradinha, não espere que o garçom lhe traga filét ao molho madeira. Ok?
Um exemplo: De um diálogo do livro de Elizabeth Gilbert: "Se Você faz questão de pensar assim - Se foi assim que Você decidiu pensar no assunto, não me deixe estragar a sua festa". Isto é o que ela relata ter ouvido de uma pessoa que fazia parte de uma roda de conversa, onde ela estava relatando suas vivências e a forma de encará-las. O cidadão que lhe disse isto, tinha total consciência das infinitas possibilidades de se escolher. Não só escolher coisas ou fatos, inclusive a forma de pensar sobre estes. E que não há algo ruim ou bom. Só o resultado de escolhas que se faz.
Outro exemplo: Uma certa estreita convivência próxima relata de uma colega que está sempre com problemas e, muitas vezes, chorando e reclamando da vida. Um colega do mesmo ambiente se apieda e pergunta se podem fazer alguma coisa pela colega,- pergunta na ausência dela. A resposta é: "Isto é a escolha dela. Todas as manhãs, de todos os dias, ela pode escolher sair desta situação ou permanecer. Já, inclusive falei com ela sobre isto. E ela continua escolhendo permanecer nesta situação. Assim sendo, como esta é a escolha dela, eu só posso me alegrar que ela esteja recebendo o que pede". Claro que o outro ficou chocado a princípio. Ou melhor, nem sei se já se recuperou pois este diálogo tem três dias.
E há outro conceito interessante presente nos dois exemplos: se Você respeita a outra pessoa, Você pode ou deve se alegrar pelo fato de ela conquistar o que de fato Escolhe. Como? Devo me alegrar pelo fato do outro não ter como pagar suas contas? Sim. Pense seriamente: ela escolheu isto! Alegre-se por ela receber o seu pedido. Se ela escolher uma Ferrari, alegre-se da mesma maneira quando ela receber tal pedido.
Assim, simples. (embora chocante em princípio)
.
Assuntos relacionados:
Que Realidade Você Deseja?
Lei da Atração - Que são Escolhas?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!