A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

10 janeiro, 2010

O ciclo da auto-sabotagem


No lugar de nossa receita de hoje, vamos falar sobre uma excelente sugestão de leitura. Uma das melhores formas de entretenimento, de estruturar nosso tempo. E o livro de que quero falar trata de questões a que a maiorira de nós deve dar atenção. São os hábitos de se...

... auto-sabotar.

E o que quer dizer auto-sabotagem? Por que motivo alguém iria sabotar sua vida, seu futuro? Não. eu nunca faria isto comigo. Tá brincando?



Vamos relembrar o final da copa do mundo de 1996, na França, quando disputavam o campeonato a França e a Itália. E a estrela do jogo era ninguém menos que Zidane. Lembrados?

Dia de festa, de consagração para  aquele que já havia brilhado na copa anterior. E seria aquela ocasião o fechamento de sua carreira. Fechar com uma brilhante apresentação e, melhor ainda, com a copa ganha, seria sair de cena em grande estilo. Fechar a carreira com chave de ouro e abrir novos caminhos.

E o que ocorreu? Numa jogada sem maiores consequências, Zidane se irritou com Materazzi, jogador da Itália, que havia lhe feito uma provocação bem ao estilo deste tipo de jogo, e lhe agrediu. Algo grotesto mesmo, se toda a agressão já não o fosse. Deu uma cabeçada no peito do jogador. Este, claro, ainda fez a cena maior do que de fato era.

Resultado disso? Zidane detonou sua carreira. Saiu de cabeça baixa, expulso do jogo. Sua equipe se desestruturou e a Itália venceu o jogo. Ganhou a Copa do Mundo! E Zidane se destruiu, literalmente. Eu pelo menos, embora não costume acompanhar futebol, nunca mais ouvi falar deste jogador.

Este é um exemplo de sabotagem. A pessoa tem tudo certo, tudo correndo bem e, de repente, comete algum ato contra si próprio. (Frizemos bem:  a cabelada de Zidane foi contra ele mesmo muito mais do que contra o italiano).

Pois o livro de que estamos falando, O ciclo da auto-sabotagem, trata das formas de como fazemos isto, quando fazemos, os motivos e as origens possíveis para este tipo de comportamento. Fala, ainda, da compulsão a repetir indefinidamente este comportamento.

Não é um livro para pessoas com problemas. Antes de mais nada, tem valor para cada um de nós poder avaliar seus comportamentos até como forma de saber se está trilhando seu caminho com leveza. Muitos de nós cometemos certas decisões que vão contra nós, mas que nunca notamos a semelhança ao longo do tempo, ao longo da vida.

Os autores são: Stanley Rosner e Patricia Hermes

Vale a leitura. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!