E não sem motivos, então, assino duas news que falam sobre o significado das palavras, origens, etmologia, etc. E recebi uma mensagem ontem sobre a palavra...
comer e suas origens. Embora acho que não devesse, vou publicar aqui um trecho da mensagem com os devidos créditos.
"É um caso pouco comum – embora não seja único – de uma palavra que perde sua raiz e é formada apenas de um prefixo e um sufixo. Com efeito, comer provém da base indoeuropéia * ed- *, com o mesmo significado, que deu lugar em inglês ao verbo * to eat * e ao alemão * essen *. Os romanos agregaram o prefixo * com-* (juntos), por entender que comer é um ato que se pratica preferentemente junto com outra ou outras pessoas, e a desinência verbal, que no infinitivo era * edere *. Formou-se assim o vocábulo * comedere *,... e converteu-se primeiro em * comere * e logo em * comer *, não só em português como também em castelhano, em galego e em catalão."
E de todo este texto e deste falatório, só gostaria de salientar o motivo da contribuição dos romanos com o prefixo `com`, significando juntos. Isto é supimpa! Sempre gostei, e a comida sempre me caiu melhor, quando fiz refeições `com`.
Não gosto de comer só. A rigor. Isto parece apenas comer, alimentar, saciar a necessidade física. E gosto do significado de comunhão, de união e divisão. Dividimos a mesa e a refeição, numa forma de união de gosto, desejos, vontades, necessidade de saciar com, não apenas saciar.
A palavra comer me remete mais para desejo do que para saciar a fome. Aliás, pela arte que se desenvolve no mundo em torno da alimentação, não creio estar só neste entendimento. Hoje a arte da culinária ultrapassou em muito o bem preparar uma refeição. Está mais para arte e deleite da visão, olfato, paladar e outras sensações mais.
Desculpem-me os puritanos, ou se este texto não seria para este espaço, mas a mim parece que comer só ou acompanhado tem algo de parecido, lembra ao menos, com fazer sexo só ou acompanhado. É mais ou menos assim. É algo que se faz, preferencialmente, junto. Não é algo que se faz só. Comer, disso que estamos falando.
Buenas, só divagação sem pretensão. Apenas desejei partilhar esta idéia. Afinal, avaliar se este espaço onde estamos é pertinente ou não, vamos pensar: não precisamos ser sempre coerentes. Certo?!
.
Se gostou ou não, comente!
Você poderá também gostar de ler:
Que realidade Você deseja?
Exercício para uma nova realidade
Realidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!