A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

08 maio, 2010

Dia das mães - Comemorações

Antes de nada mais dizer, parabéns a todas as Mães!!! Embora seja uma data instituída, muito explorada comercialmente, é uma data para ser referida e comemorada. E que importância tem esta comemoração?



Inicialmente apenas o fato de comemorar é o importante. Deveriam todos, sempre, comemorar toda e qualquer data significativa, toda e qualquer conquista. O ato de comemorar é uma cerimônia de grande importância, é, como usam alguns povos ou crenças, um rito de passagem. E que significa que dali em diante surge uma nova fase, ou que a partir dali Você será diferente, ou que a relação será diferente. Então, comemore esta data também desta maneira, pensando na renovação da relação que existe e a torne sempre melhor.

Dia das Mães, voltemos a ele. Antes de mais nada vou ser sincero ao extremo. A idéia de que ser mãe é tudo e basta para ser uma pessoa destacada, referenciada, não  convence a mim. Sabemos todos que existem muitas pessoas que têm filhos por descuido ou por descaso e passam a vida, a infância destes assim, com descaso. E criam as pessoas que ficam marginalizadas no sentido de pessoas totalmente carentes de carinho, atenção, valorização. Criam crianças embrutecidas que serão adultos com dificuldades, sem dúvidas.

Quero com este texto dizer que a Mãe verdadeira, a Mãe com esta letra inicial grande, é aquela pessoa que se dedica a sua cria assim como em todas as espécies animais. Cuida de forma integral, dando alimentação e carícias de todas as formas. Esta é a Mãe a quem me dirijo neste dia.

E o que significa dar carícias de todas as formas? Quero com isto dizer de dar atenção, dar roupas apropriadas nos momentos certos, dar o alimento bom, se dedicar a acompanhar a criança na sua iniciação na escola e por todo o seu tempo para se tornar uma pessoas realizada.

Na formação de uma pessoa, temos que cuidar em muito, entendo assim, de lhe dar liberdade para que ela se torne Si mesma. E isto é extremamente difícil, sei disso. Teremos, antes de mais nada, de ter despreendimento em muitas situações, deixando que nossa criança experimente o mundo e a apoiando em suas atitudes, mesmo que os resultados não sejam os melhores, mas sim aqueles que ela deveria encontrar (e que nós já havíamos identificado como resultados certos). O apoiar a criança lhe dá confiança em si própria e facilita seu aprendizado para as coisas da vida e do mundo.

Mas o que mais quero de fato neste momento é dizer: parabéns para todas estas Mães, nesta data, por serem pessoas que reconhecem a realização de suas vidas na forma mais pura de amor.

Comemorem todos com suas Mães, estando fisicamente próximos ou não delas neste dia, ajam como se estivessem. O amor que elas lhe tem é transcendente, imensamente abrangente e não se detém em obstáculos de nenhum tipo. Nenhum mesmo!!!

Novamente: Parabéns a todas as Mães neste dia e em todos os demais, mas que fique este como um marco de passagem para a reunião, reintegração ao convívio pleno, aproximações de qualquer tipo, renovação e intensificação da vida de amor.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!