A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

26 outubro, 2010

Optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade

Com referência ao post Escolhas: Você pode optar, de 25/fev/10, recebemos a seguinte pergunta: "optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade" Quer dizer o que?". E ao reler o post pudemos verificar que de fato não deixava claro, nele mesmo, o que isto significa. Mas vamos à resposta.

Vejamos: 1. Você pode optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade e seu sucesso; ou não. Ou 2. deixar seus pensamentos vagarem a toa e receber o que não espera. O que não foi suas escolhas.
____________________________________________________
____________________________________________________

Em outros posts já falamos mais sobre isto. Mas vamos novamente de forma mais clara. O item 1 acima, onde dizemos que Você pode optar por maneiras de pensar, significa que Você pode escolher com que tipo de assunto, por exemplo, vai ocupar sua mente. E sempre, Você estará criando seus pensamentos na mesma linha daquilo em que está focado. Exemplo: Você escolhe que vai ler um certo tipo de literatura, "pensamento positivo" por exemplo. Isto vai lhe levar, gradativamente, a ter pensamentos mais plenos de elementos que lhe impulsionarão para cima e para o melhor.


Por outro lado, pode optar por ler livros de romance policial, crimes, intrigas, etc. Sua mente estará sendo, por Você, focada neste tipo de assunto e tais elementos irão formar a maior parte de seus pensamentos. É o caso daquela pessoa que vê perigo em tudo, ao invés de apenas apreciar as situações. Outro dia mostrei fotos de casas que construí em outros tempos para um conhecido. Ele olhava as fotos e apontava coisas do tipo: "este muro aqui é perigoso pois um ladrão pode se esconder... Esta sacada é muito fácil de ser alcançada se alguém pular daqui...." E assim foi seu assunto, nenhum detalhe positivo ou esteticamente bonito foi ressaltado. Dá para perceber em que esta pessoa concentra sua atenção, certo? E acertaram aqueles que imaginaram que tal pessoa já foi vítima de algum fato desagradável deste tipo.

Com o item 2. "deixar seus pensamentos vagarem a toa e receber o que não espera. O que não foi suas escolhas" estamos nos referindo a sua não tomada de decisão sobre em que vai colocar sua atenção, deixando sua mente seguir acontecimentos aleatórios. Assim como aquelas pessoas, que são a maioria, que chegam em casa e ligam a TV. Não importa quem mais esteja em casa ou o que irão fazer, a TV sempre está ligada. E ligada, está constantemente despejando um monte de lixo em seu ambiente, em seus ouvidos. E tão pior, talvez, é a situação em que sua mente está ouvindo instruções sem que Você perceba. Ou seja, Você está ocupado/a fazendo o jantar, tomando banho, conversando com seu companheiro/a ou filhos, e a TV colocando o que quiser em sua mente pois Você está distraído e não pode, assim, filtrar o que vai assimilar.

Esta situação é aquela em que Você acaba não escolhendo seus pensamentos, pior do que se Você escolher ler literatura de um tipo que não o faz progredir. Aqui isto seria sua escolha consciente. Você escolhe uma literatura em que vai concentrar sua atenção. Boa ou não é julgamento seu. No caso da TV, por exemplo, Você não está escolhendo (a não ser aceitar se sujeitar à TV), está apenas sendo passivo em relação aos fatos que estão tomando parte em sua vida: as guerras, os crimes de guerra, as desavenças políticas, as mentiras, falcatruas, corrupção, assaltos, seqüestros, etc, etc, E daí pergunte-se: como serão seus pensamentos, em que ficará focada sua mente? E assim sendo, o que Você estará criando ou atraindo para sua vida?


Daí dizemos: Tudo, absolutamente, que Você vivencia, recebe, possui, o que lhe falta, o que não lhe agrada, tudo enfim, foi Você quem escolheu. E entendamos bem: não significa que Você cria um acidente, um assalto, ou o provoca por ter criado isto em sua mente. Você atrai as condições para que esteja envolvido por concentrar sua atenção nisto.

Assim, lembrando um ensinamento muito simples: Você pode treinar sua mente para ver o copo sempre meio cheio, ou para vê-lo sempre meio vazio. Ou, ainda, vê-lo sempre meio vazio, sem ter treinado sua mente, apenas por descuido, desleixo. Em qualquer dos casos, terá sido escolha sua!

Esperamos ter clareado um pouco mais a idéia, o significado de optar por maneiras de pensar favoráveis à sua felicidade. Você decido onde esta o que Você deseja. Você concentra seus pensamentos para se encaminhar para tal destino. Isto!
---------
No próximo post vamos falar sobre o que salientamos acima: '... aquelas pessoas, que são a maioria, que chegam em casa e ....'. Vamos tentar avaliar se isto tem coerência. E mais a afirmação: 'Em qualquer dos casos, terá sido escolha sua!'


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!