A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

11 janeiro, 2011

Dica para Você ser um vencedor

- Cada dia acima do chão é um grande dia! Esta pode ser uma dica para Você ser um vencedor. Esta exclamação, retirada de um livro do Tony Robbins, foi proferida por alguém que estava em um seminário seu. E o que isto significa? Vamos falar sobre as regras que temos e que podem facilitar nosso dia-a-dia. 
O que estamos falando aqui é sobre que regras que Você tem para que algo que Você deseja atingir esteja satisfeito. Vejamos: Você quer se sentir amado, vencedor, realizado, feliz. São desejos muito comuns a todos nós. Quem quer ser um ser isolado e não se importa em ser ou não amado? Creio que ninguém, todos queremos o bem querer e aprovação de outros. Ao menos dos nossos mais próximos.

E onde entram as tais regras de que falamos? A idéia é a seguinte, Você quer se sentir amado pelas pessoas, por exemplo. E em que situação Você julga que este quesito estará satisfeito? Ou seja, o que terá de acontecer para isto estar ok para Você? Há quem diga: "tenho de me sentir amada mesmo, ouvir isto sempre da pessoas com quem divido minha vida, receber atenção acima de tudo o mais, etc, etc". É esta uma regra muito difícil de ser satisfeita, concordam? E muito pior, esta pessoa estaria colocando responsabilidades sobre os demais, sobre seu parceiro ou cônjuge, por exemplo. No momento em que impõe que o outro deve fazer coisas, está colocando ônus sobre o outro.


Mas o mais difícil aqui é que esta pessoa está vinculando a satisfação de seu desejo a atitudes alheias. É uma regra muito difícil de ser satisfeita, o que indica que esta pessoa tenderá a passar a maior parte de sua vida sem se sentir amada. É uma regra injusta para consigo mesma.

E se a questão fosse se sentir um vencedor? Alguns colocam aqui também muitas e muitas condições. Coisas difíceis de serem cumpridas. Um conhecido, por exemplo, disse que sente que está 'por cima' ou 'realizado em seu trabalho', quando seu chefe lhe rende homenagens, lhe destaca por algo que fez. Ora, há muitos chefes que não tem este hábito, muito embora saibam as qualidades de um colaborador. Outros tem por norma destacar algum feito de vez em quando, não a cada conquista. Por vezes colocando a foto do colaborador em 'funcionário destaque do mês'. E só! Este conhecido teria dificuldades com isto, sentiria-se muitas vezes não vencedor, embora tivesse feito grandes conquistas em sua empresa.

E Você quais as regras que se impõe para que seus desejos sejam considerados por Você mesmo como satisfeitos? Se suas regras dependerem ou envolverem outros, estará se colocando em dificuldades. Se suas regras são muito detalhadas ou estensas, também. Estas seriam regras limitadoras. Que lhe dificultam o sentir-se feliz ou alegre com o que deseja.

Há, então, regras limitadoras e regras positivas. As regras positivas, digamos assim, são aquelas onde sua exigência para sentir um desejo satisfeito é pequena. Mais ou menos como o caso de uma nona italiana que conheço na serra do Rio Grande do Sul e que diz ficar muito feliz quando os seus filhos e netos, à mesa, comem bem o que ela preparou. Não espera elogio algum, apenas o fato de 'limparem os pratos' é o que lhe dá alegria. É uma regra muito simples, muito fácil de ser cumprida. Não coloca sobre os ombros dos seus o ônus de terem de elogiar, comentar, agradecer. Apenas quer que comam  a refeição que preparou.

E a frase do início? Bom, foi a regra que um participante de um seminário do Tony disse validar sua idéia de ser um vencedor:
"ao acordar e levantar, olho para baixo: se estiver acima do chão, sou um vencedor! Cada dia acima do chão é um grande dia!"

Que grande regra não? Grande por sua simplicidade, claro. Este é um homem que viverá feliz e satisfeito no quesito 'ser um vencedor'. Ele não se impõe dificuldades.

Deixe seus comentários, dúvidas, contestações. Participe!
Partilhe com seus amigos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!