A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

08 fevereiro, 2011

Falando em investimentos

Falando em investimentos, vamos seguir com dois temas interessantes: suas férias e a escola das crianças. Como tratar estes dois itens em sua vida: são gastos ou investimentos? Como fazê-los. Como ter excelentes férias e uma ótima educação para seus filhos com custos justos? 


Gastos, Custos e Investimentos

Iniciaremos novamente falando sobre a diferença entre custos e gastos. O gasto é todo o valor que sai de seu bolso sem retorno. Ou seja, este valor não propicia um retorno direto. É, por exemplo, aquele valor que Você paga por um objeto comprado por impulso e que descobre, logo depois da compra, que não lhe serve para nada.


O custo é algo nobre e que deve ser sempre considerado. Há muitos e muitos empreendedores que vivem a reclamar dos custos para melhorar produção, dos custos com campanhas de vendas, com custos daqui e dali. Não entendem o importante: o custo bem empregado, bem avaliado, é o que lhe trará retorno. Assim, este chamado custo, torna-se um investimento. O custo com a manutenção de um veículo da empresa, por exemplo, devido a desleixo ou descuido de quem o utiliza, é um gasto doloroso.


Agora, o custo devido ao maior valor de compra do mesmo veículo para a empresa, considerando-se comprar um veículo mais robusto para o trabalho que lhe será exigido, não é dinheiro posto fora. É, ao contrário, um investimento pois poupará em manutenções e desvalorizações rápidas. Exemplo? Encontrei outro dia um amigo que estava se queixando do gasto para refazer a suspensão de sua pequena picape. Perguntei se ele não exigia demais do veículo, se não seria melhor comprar uma picape grande para o trabalho que ele faz. A resposta? "Ah, as picapes maiores são muito caras..." Mas a manutenção seria menor, não? Lhe retornei. "Ah, pode ser, mas esta tá dando pro gasto...."

Resumo? A pequena picape está demolida, valendo muitíssimo menos do que poderia. Gasta em manutenção e na alta desvalorização. Uma picape maior não daria tanta manutenção e manteria o valor de revenda mais estável. Colocar mais valor no veículo maior seria um simples custo ou um investimento?

E as férias?

Mas o que viemos aqui fazer foi falar de outros assuntos que a maioria de nós entende como um custo, um gasto. "Tão pensando o que? Que tenho dinheiro para ficar gastando assim nas férias?" É o que bradam muitos e muitos pais ou mães de família por aí.

Férias é investimento em sanidade. Férias é momento de descontração e encontro. Férias é investir pesado em Você e nos seus. Férias é para recarregar as energias, descansar a mente, fazer castelos na areia ou ficar a se coçar devido aos micuins da grama. É momento de vida e integração, brincar com as crianças, ler revistinhas, dividir um pastel, compartilhar felicidade.

Invista em suas férias. Mas de forma correta. Nada de cartões de crédito, financiamentos, etc. Nada de pagar juros para se divertir, parte do prazer se terá perdido daí. Faça uma poupança ao longo do ano chamada 'férias'. Calcule os valores necessários e comece a poupar. No momento de sair de férias ou de contratar os serviços necessários, Você gozará de descontos por ter para pagamentos a vista. E aproveite!

E a escola das crianças?

Tenho uma filha já com mais idade, que providenciei quando ainda era muiiiito jovem. Com mais idade eu quero dizer que já está formada num curso superior, com o mestrado pronto e ministrando aulas numa Faculdade. Sabem o que eu sempre lhe disse sobre a escola? "Aproveita muito bem. Esta é a tua herança. Não poupo nada sobre teu ensino, tu só tem que aproveitar!". E ela aproveitou.

Então: "não poupo nada sobre teu ensino...". Quantos gastos seriam eliminados de nossa vida se não poupássemos na Escola das crianças? Ao menos o tal cursinho já é uma economia. Uma excelente escola desde o início dos estudos, boa orientação e não se necessita de cursinho para passar no vestibular.

Outro dia ouvi de um professor numa palestra dada em 2008 algo assim: "Já tive mais de 100 mil alunos que passaram em minhas turmas de cursinho. E o que isto significa? Que o ensino em nosso país está falido! Se o ensino fosse bom, disse ainda, não necessitava-se de cursinho".

Então amigos, excelente ensino, excelentes escolas são um investimento de altíssimo retorno. Se eu pensar o quanto paguei em escola para minha filha, somar tudo e dividir pelo ganho mensal financeiro que ela tem hoje, creio que é algo que se paga em muito pouco tempo. Todo o restante do tempo será lucro!

Pois fui fazer a conta... Estimei em 150 mil de investimento ao longo de seu pré, primeiro e segundo graus, faculdade e mestrado. Se considerar o salário atual que ela tem, o tal investimento é reposto em menos de 40 meses. Isto mesmo, 18 anos de investimentos são retornados em menos de 4 anos. E o que ainda não computei é todo o ganho de qualidade de vida que ela tem em relação a pessoas que não recebem tais investimentos.

Ah, mas eu não tenho para isto...

Aqui é uma questão delicada, sei disso. Posso dizer que enquanto eu investia nas melhores escolas para minha filha, meus colegas de empresa mantinham seus filhos nas escolas mais baratas ou sem custo algum. Mas andavam sempre de carros melhores do que eu. Compravam os lançamentos da indústria eletrônica quando seus valores ainda eram altos. Para quem não sabe, um vídeo cassete (que muitos que estão aqui lendo podem nem ter conhecido) custava, logo em seu lançamento, algo em torno de U$ 1500. Sim, isto mesmo, eu estou dizendo mil e quinhentos dólares. E este valor pagava quase um ano de escola para minha filha.

Não ter dinheiro para isto ou aquilo é uma questão de priorizar os resultados que Você quer em sua vida. Vamos novamente: se Você quer uma vida tranqüila e financeiramente boa para seus filhos, dê-lhes boas escolas. Ou seja, faça boas semeaduras e colha bons frutos. Agora se isto não é importante, 'gaste' pouco a cada mês com educação de seus filhos. Gaste por mais tempo, inclua um  ou dois anos de cursinhos e conte com salários parcos para eles após estarem no mercado de trabalho. Beleza?

Somos frutos de nós mesmos, lembram? Tudo o que colhemos é o que semeamos.

E como fazer este investimento?

Ainda ontem matriculamos nossa pequena na escola, começa em poucos dias. Como já sabíamos disso, ou seja, já sabíamos desde que nasceu (ou antes disso) que ela iria para a escola, fizemos uma poupança. Começamos no ano passado colocando na poupança um valor mensal menor que a prestação da escola e conseguimos juntar o valor da anuidade.

Em números: o valor da mensalidade da escola é de R$ 265,00 para o pré II. Isto totaliza R$ 3.180,00 de anuidade. Claro que depositamos menos que esta mensalidade para chegarmos na hora da matrícula com este valor, isto devido aos juros que recebemos. E como tínhamos para pagar a vista, recebemos um ótimo desconto: 20%. Isto resultou em mais ganhos e a diferença ente o valor a vista e o valor nominal já ficou na poupança crescendo para a próxima anuidade. Que também pagaremos a vista e com desconto!


Leia também:  Como administrar seu dinheiro para sair do buracoComo Você administra seu dinheiro?Com ganhar dinheiro e o multiplicarQual seu objetivo em ganhar dinheiro?.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!