A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

21 março, 2011

Como planejar seu futuro irresistível

No artigo Como ficar Motivado, deixamos as seguintes propostas: Você consegue chegar a alguma idéia do que lhe daria prazer de fato na vida? Se positivo, pode traçar planos para chegar lá, para viabilizar isto. E podemos traçar estes planos juntos se desejar. Quer tentar? O que queremos dizer com traçar planos juntos é modelar alguns passos a serem dados. Vamos a eles 


Quando será este futuro?


Isto Você é quem decide! Claro que isto e tudo mais, mas o que quero dizer é que já vi muitas orientações de que Você deve traçar planos para tanto ou tal tempo. Bobagem. Se é daqui a 5 ou 50 anos, é só a Você que importa. É para sua vida que está traçando tais planos.


O importante de fato a ser considerado é: O que lhe daria imenso prazer,  realização, satisfação em fazer na vida? O que lhe parece que seria irresistível e lhe motivaria de fato? E aqui poderá entrar o prazo. Vejamos, Você pode traçar planos para conseguir um intento que seja. Por exemplo, quer ser promovido na empresa dentro de dois anos. O que isto lhe dará de prazer lhe justifica a batalha? Se positivo, Você já entende que não é uma batalha, é mais uma corrida para uma vitória. Neste momento o prazer já estará lhe sendo lançado por seu cérebro.


Continuando o plano

Mas se conseguiu se motivar com este objetivo, pense: para que isto vai servir? Você vai ganhar mais, terá mais status, será mais conhecido por todos na empresa, fará mais viagens. Ok, isto parece muito bom. Mas o que mais isto lhe proporcionará? Vou supor: ganhando mais Você poderá ter uma vida mais plena, mais acesso a coisas que deseja, estudar mais e progredir ainda mais.

Vamos mais longe um pouco: Você internamente estará se sentindo muito bem, alegre, cheio de moral pois seus estudos e dedicação se justificaram. Excelente! Vai se vestir melhor, seu carro será de luxo, mais moderno, do ano. Isto tudo lhe motiva para a caminhada?




E o que mais?

Se Você estiver lá com seu objetivo já conquistado, pense como será, parece que muito bom, não? Agora vamos à seguinte questão: após chegar ao topo de uma montanha o alpinista finalizou aquela conquista. E então não tem maia nada? Tem com certeza! Ele vai planejar mais outra montanha. Certo? (esta outra montanha poderá até ser uma montanha de fato, mas também o livro que escreverá ou o ciclo de palestras que pretende lançar... não precisa ser uma montanha física, entenda bem isto)

Voltando aos seus planos. Quando Você já estiver no cargo que pretendeu, imagine como se sentirá e o que mais vai lhe motivar. Sim, não se pode chegar numa escala da empresa e julgar que isto é tudo. A vida se estende por diversos seguimentos: material, profissional, emocional, compartilhamento, familia, etc. Você terá atingido um patamar que desejava no campo profissional, que melhora também o campo financeiro. E agora o que vai ser?

O que Você quererá conquistar a seguir? Poderá querer fazer sua própria empresa. Ou crescer mais na empresa em que trabalha. Conhecer e casar com a pessoa de seus sonhos e criar uma família. Ter uma boa casa ou um palácio... Para que? O que quero saber, ou que Você saiba, é: o que lhe dará prazer sendo repetido dia após dia? Parece maçante? Rotina? Mas é isto: o que lhe dará a idéia de futuro irresistível é aquilo que Você imagina estar continuamente fazendo, diariamente, e com uma felicidade contagiante.

Vá aos poucos traçando mentalmente os passos a conquistar. Vá mentalmente se vendo a cada etapa e imaginando qual será a seguinte. Quando chegar na idéia definitiva, terá conhecido o seu plano definitivo de futuro. Nem todos sabem, ou poucos eu diria, qual é seu ideal de vida. Assim, ir desenhando mentalmente as etapas, lhe propiciará definir um futuro que será instigante. Então é hora de traçar os planos a serem executados, aquilo a que Você dará atenção diariamente.


Executando os planos

Agora que Você consegue visualizar seu futuro e já ter a alegria por antecipação, coloque os passos a seguir no papel. Imaginemos que o caminho é o que exemplificamos acima: Você quer primeiramente a promoção. Para tal o que Você precisa mais: algum estudo, algum cursos, se disponibilizar a viajar pela empresa, propor-se a fazer aquelas tarefas que ninguém mais quer fazer? Vá à ação!

E depois deste passo conquistado? Qual será o outro? Se já conseguiu traçar o esboço de sua progressão na vida, já poderá planejar as ações necessárias. Imagine que no primeiro passo Você ache que deva estudar algum curso. E que para o segundo degrau de seus planos precisará ficar fora do país. Então junte os dois e já comece a estudar o que precisa e a aprender um idioma novo. Isto encurta o caminho. E assim poor diante... vá desenhando o que deseja: Experimente num papel, depois de ter mentalmente definido seus desejos para sua vida, colocar lá no topo da folha aquilo que Você quer para sempre. O destino final ou o objetivo máximo.

No rodapé coloque sua primeira meta. No meio preencha com todos os outros passos que entende que farão parte do caminho. Então Você está agora na parte mais baixa da folha e quer subir até o topo. Ok? Aqui Você pode experimentar colocar prazos para cada etapa. A primeira, conforme nosso exemplo, é para dois anos. E as seguintes Você vai definindo.

Nunca exija demais de si

Ao colocar os prazos, datas, metas, tome todo o cuidado para não espremer-se demais. Não condensar o tempo querendo chegar logo ao topo e se exigindo demais. Isto fará tudo parecer muiiiito difícil e irá lhe desestimular. E a idéia aqui é justo ao contrário, correto? Você quer crescer. E quer se auto motivar. Então vá com calma.

Você poderá querer tirar 100% de proveito de um curso. Isto é exigir-se de forma proveitosa. Mas querer fazer três cursos concomitantes e ainda ser promovido na empresa é, no mínimo, estar tentando adoecer e fracassar em seus intentos.

Seria como as pessoas que querem uma carreira brilhante, colocam-se a disposição da empresa para intermináveis viagens, casam-se, têm filhos... tudo isto junto, simultâneo. Daí são promovidos, destacados na empresa, mas não mantém sua saúde, não convivem o bastante com sua esposa, não vêm os filhos crescerem... Portanto vá com calma. 5 ou 50 anos podem tanto parecer muito tempo, como parecer pouco. É relativo! Se o traçar dos planos e as datas colocadas começarem a parecer-lhe muito tempo, entenda que poderá ir encurtando os prazos, mas não se dê o menor prazo já desde o início.

Subscreva nosso mailling e mantenha-se sempre informado!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!