Eu estava passeando na segunda-feira e encontrei um amigo que trabalhava. E isto foi logo cedo, no café da manhã no hotel. Este amigo estava lá a trabalho e eu não. E após a surpresa do encontro, veio a pergunta: - mas o que tu faz por aqui? E tive de dizer a verdade: vou...
... fazer uma trilha em meio à mata para admirar uma sequência de 14 cachoeiras. É um espetáculo, foi o que me disseram.
Mas a resposta dele, como eu já imaginava, foi: - como é? Em plena segunda-feira tu vai passear numa trilha? Ver cachoeiras? Tu tá brincando? Cara, eu tenho que ralar o dia todo hoje para cumprir minha agenda e tu tá dizendo que vai passear?
Pois agora, o que eu respondo? Nada. Somente sorri e disse que poderíamos falar mais noutra hora "afinal teu dia está cheio...." Talvez ainda hoje à noite. E saí.
O passeio foi ótimo!!! podem acreditar. Fomos e aproveitamos sem nenhum peso de consciência pelo meu amigo que ia ralar o dia todo.
Nos encontramos ainda no fim de tarde, ele cansado, triste, irritado, com saudades da família. Eu cansado, alma lavada e leve, alegre. E nosso papo foi acontecendo aos poucos, eu não queria chocá-lo. Mas acabamos no ponto em que eu lhe afirmei que sua segunda-feira era uma escolha única e exclusivamente sua.
Muitos papos e discussões depois, ele ainda incorforme com eu ir passear para ver cachoeiras numa segunda-feria, discordando de que poderia escolher. Aliás, chegou a discordar que Eu poderia ter escolhido aquilo. E tive de lhe perguntar: - então, se eu não escolhi, como posso estar fazendo isto, e Você não?
Bom, resumindo, o importante não é o fato de um passeio numa segunda-feira. O fundamental é entender que Você pode escolher isto. Ou não. Você pode escolher o que quiser. Suas escolhas são de direito exclusivo seu e ninguém pode interferir nelas. Terá consequências? Pode ser que sim, pode que sejam boas até, mas serão suas. De mais ninguém. Se alguém tiver de arcar com algo inconforme em realação a isto, será Você.
Finalizamos nosso encontro com eu lhe colocando uma questão, um teste: Se Você souber logo pela manhã que aquele é seu úiltimo dia, continuará fazendo o que está fazendo? A resposta foi sim. Daí eu mudei a pergunta para amolecer a carranca. Se Você soubesse que hoje está iniciando sua última semana na terra, ia continuar fazendo o que está fazendo? E continuei: ou iria para aquele hotel na montanha em que tu diz que te sente feliz? Ou pegaria um avião com tua mulher para Paris, que tu diz que não morre sem conhecer? A resposta não foi inesperada, claro que iria fazer tudo o que pudesse para aproveitar bem os últimos dias. E daí arrematei: E porque tu não escolhe fazer isto agora? Só estou dizendo para escolher isto, para querer isto, desejar que isto ocorra logo! E acreditar que vai acontecer. Não estou dizendo para chutar o balde. Apesar de que Você também pode escolher isto.
É por este motivo, pelas escolhas que eu fiz, que há segundas-feiras em que posso passear só para ver cachoeiras. Ou para ficar alegre. Ou ver borboletas, Ou ver minha mulher e minha filha de três anos, subindo a trilha, 2900 metros morro acima, alegre, brincando, feliz.
Não há nada mais rico que isto!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!