Escrevi outro dia o texto: E sobre fazermos o Brasil? que foi publicado aqui no dia 06 de março. Ainda não acabado, vai receber nos devidos momentos mais colocações ou sugestões. Mas e o Patriota ou o patriotismo?
No artigo da Wiki sobre patriotismo, consta "ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, ou nação". Do Michaelis se retira:"Amor da pátria, devoção ao seu solo e às suas tradições, à sua defesa e integridade".
E isto me parece ter algo a ver com o que escrevi sobre fazermos o Brasil. É algo que não passa pelo apelo de guerras, de causas insanas.Diz das simples atitudes e de bons hábitos que podemos e deveríamos desenvolver.
Li outro dia uma matéria (devo a fonte, não lembro agora) sobre o desenvolvimento do nosso idioma. E falava sobre o domínio do Império Romano e da imposição de seu idioma, o Latim, aos povos dominados. Até aqui nada de novo, sabemos da história que isto sempre ocorreu assim.
No século I a.C., consta que o domínio Romano já se havia espalhado pela Europa e Norte da África e que em todos esses lugares o idioma predominante era o Latim. Menos no país Basco! (cujo idioma é preservado até hoje) E isto me chamou a atenção para a idéia de patriotismo.
Não defenderei aqui as conhecidas lutas do povo desta região, não se trata disso. Nem sei o suficiente para emitir opinião. O que me ocorreu é que isto é um belíssimo exemplo de apego e defesa de sua cultura e de sua nação (que me parece necessita de um povo e um idioma para ser uma nação. Não carece de território. Aceito divergências). Eles se negaram a falar o Latim, ao menos a adotá-lo como língua oficial.
Retornando para o nosso assado, eu falava no outro texto sobre as pequenas atitudes que deveríamos cultivar em defesa de nossa nação e que a maioria só faz achincalhar.
Para nos mantermos apenas na questão do idioma: Vocês já notaram que os Portugueses não tem site na internet? Eles tem sitio. Ah, os portugueses também não utilizam o mouse e sim o ratão? E os Espanhóis e demais hispânicos também? Isto é uma pequena demonstração de proteção à sua cultura, à sua pátria. Me parece ser esta uma atitude de patriotismo.
Este é apenas outro texto na mesma linha do anterior que tratava das pequenas questões de valorização do que é externo e da sujeição das pessoas à situações desagradáveis desde que estejam lambendo botas em outros países.
Tenho uma vaga sensação de que a idéia do anti-patriota surgiu por aqui na época da ditadura militar. Na ocasião ser patriota era ser ridicularizado pela maioria não alinhada. Mas isto já é história, tem trechos ruíns e muito tristes, mas é história. Vamos crescer como nação, investindo em nosso país e valorizando nosso povo, nossa cultura, nossos valores.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!