A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

17 fevereiro, 2011

7 idéias para Você ter vitórias contínuas - Parte 3

Para finalizar o artigo 7 idéias para Você ter vitórias contínuas, vamos aos itens restantes. Bem claro deve ficar que este tema não se esgota. E que toda dúvida ou discordância pode me ser enviada para discutirmos. O que expomos aqui são formas de nos comportarmos e de encararmos nosso cotidiano de forma autômata para depois nos queixarmos dos resultados.  


Nossa lista de idéias anotadas nos artigos anteriores:

1. Amplie o leque de oportunidades que Você mesmo se dá em seu mundo dando-se mais possibilidades para ter idéias, para criar (item já tratado em Como ampliar seu mundo);
2. Avalie e mude suas crenças, Você pode escolher crenças positivas ou limitantes;
3. Escolha formas de agir com determinação em direção a suas metas;
4. Avalie sempre como Você está construindo cada realidade que Você experimenta;



Até este item tratamos no artigo 7 idéias parte 2


Vamos aos demais:

5. Seus problemas não são problemas, são apenas resultados;
6. Semeie as sementes do que Você de fato quer colher;
7. Nunca colha suas sementes, cuide de sua horta e colha  bons frutos
.



5. Seus problemas não são problemas, são apenas resultados

Um problema é para nós algo que foge do que queríamos enfrentar no dia-a-adia. Um entrave, uma pedra maior no caminho, ou um pedregulho que vemos como uma montanha.

E na maioria das vezes é isto que ocorre. Vemos uma montanha para transpor onde existe tão somente um pequeno obstáculo. E que, na maioria das vezes, nem precisa ser vencido, somente deixado de lado.

Algo extremamente importante de observarmos é que. a maioria de nós entende problemas como "coisas ruins que acontecem...." Em primeiro lugar vamos entender: nós provocamos os fatos ou nos colocamos no caminho deles. Foi escolha nossa. Segundo: tudo, absolutamente tudo, que encontramos em nosso cotidiano são resultados de atos que cometemos.

Então vejamos com outros olhos nossos problemas: eles são tão somente o resultado do que realizamos ontem. Ontem, lembram, passado de hoje. E hoje, passado de amanhã. Então avalie: o que Você está fazendo hoje que poderá lhe trazer resultados indesejados?

Um exemplo? Controlar gastos não é seu forte, Você costuma se empolgar com ofertas e comprar diversos itens constantemente. Alguns, por vezes, acaba nem mesmo utilizando e se torna um completo desperdício. Mas foi ao shopping ontem a noite e, vendo mais uma oferta imperdível, não a perdeu. E eis que comprou aquela máquina de fazer pão. Hoje, talvez, tenha pensado: "nem mesmo como muito pão, para que comprei esta máquina?"

Resultado? No dia do vencimento de seu cartão de crédito Você irá pensar: "ih, que problemão! Não vou conseguir pagar a fatura, vou ficar devendo e pagar juros monstruosos". Agora pense: isto é um problema de fato? Ou apenas um resultado, mais um, de seus atos? Vamos dizer então diferente. Por que os resultados positivos Você entende como resultados e os negativos diz que são problemas?

E uma dica muito importante: não fique lamentando sobre resultado algum. Já aconteceu e ponto. pergunte-se apenas: O que faço agora? E siga em frente.


6. Semeie as sementes do que Você de fato quer colher


Este item é uma continuação direta do anterior. Se Você tem resultados bons e resultados que não lhe agradam, pense: que sementes anda semeando? E comece a semear somente aquilo que deseja de fato colher.


Outro dia num sítio ouvi o dono da casa dizer num certo momento: "que droga, só tem laranja nesta casa para se comer, nenhuma outra fruta!". Depois de um tempo, passada a reclamação e esquecida, lhe questionei quem havia plantado as árvores frutíferas do sítio e ele respondeu orgulhoso: "todas estas laranjeiras fui eu mesmo que plantei, sozinho!" E acabei dizendo quase num gracejo: de quem então Você reclamou quando disse que só haviam laranjas? Plantou laranjeiras somente e queria colher o que?




7. Nunca colha suas sementes, cuide de sua horta e colha  bons frutos.


Isto parece uma piada, mas não é. Literalmente tem gente que semeia e depois colhe as sementes para examinar porque não estão gerando os frutos. Sem nem mesmo dar o tempo necessário para que floresça sua plantação. Isto também pode ser chamado de auto-sabotagem. Que é quando alguém puxa o próprio tapete. 


De outra maneira: se Você tem objetivos, metas, uma missão a atingir, siga no rumo o mais correto possível, faça acertos de rota sempre que necessário, pegue desvios, atalhos, etc. Mas nunca, nunca mesmo, tire do solo o que Você semeou.


Foi oque fez o jogador citado no artigo O ciclo da auto-sabotagem que publicamos neste blog. Ele simplesmente tirou do solo tudo o que havia semeado para ter um futuro brilhante. Seus frutos pretendidos (o futuro brilhante e sempre muito bem lembrado pelo seus país), foram-se por terra. Aliás, nem frutificaram de fato.


O que fazer então?


- Viva mais experiências de vida, mais afetos, mais atividades, mais emoção.
- Verifique constantemente se tudo o que acredita é de fato o melhor que Você pode fazer por si mesmo. Entenda que se Você pensasse sobre determinados assuntos de forma diferente, poderia ter um mundo melhor a sua volta. E vá a ele.
- Seja determinado, constante, teimoso mesmo, na busca pelo que Você quer, pelos seus desejos, pelo que Você acredita ser o melhor. Nunca esmoreça.
- Questione seu cérebro sempre! Não acredite que sempre ele é verdadeiro, ou melhor, que o que ele lhe aponta seja de fato o melhor para Você. Ele erra, é só uma máquina (a mais perfeita, mas uma máquina), sempre tentando lhe proteger. Lembra da mama que muito protege seus filho e que este, ao ir ao mundo, fica perdido? É assim que atua muitas vezes seu cérebro, tentando lhe proteger do mundo.
- Aqui é simples: não existem problemas, somente resultados do que Você plantou.
- Então pense no que quer colher e semeie as sementes corretas.
- Cuide muito bem e atentamente do seu caminho, dos atos que comete, da sua horta.e corra pro abraço!


Concorda? Discorda? Comente e partilhe!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!