A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

16 fevereiro, 2011

7 idéias para Você ter vitórias contínuas - parte 2

Dando seguimento ao artigo 7 idéias para Você ter vitórias contínuas, vamos falar sobre cada uma delas. Nosso objetivo com este artigo é mostrar algumas formas de agir que devem nos levar à vitória. São idéias de como nos comportarmos frente às situações para não nos abatermos e desistirmos no caminho. Aliás, poderíamos até chamá-las de estratégias, por certo?  


Nossa lista de idéias anotadas no artigo anterior:

1. Amplie o leque de oportunidades que Você mesmo se dá em seu mundo dando-se mais possibilidades para ter idéias, para criar (item já tratado em Como ampliar seu mundo);
2. Avalie e mude suas crenças, Você pode escolher crenças positivas ou limitantes;
3. Escolha formas de agir com determinação em direção a suas metas;
4. Avalie sempre como Você está construindo cada realidade que Você experimenta;
5. Seus problemas não são problemas, são apenas resultados;
6. Semeie as sementes do que Você de fato quer colher;
7. Nunca colha suas sementes, cuide de sua horta e colha  bons frutos.



Estratégias para vitória:

1. Amplie o leque de oportunidades que Você mesmo se dá em seu mundo dando-se mais possibilidades para ter idéias, para criar.


Embora tenhamos tratado este tema no artigo Como ampliar seu mundo, não esgotamos nele as propostas para Você buscar suas infinitas possibilidades, pois neste citado artigo falamos sobre a questão da lingüística, tão somente.


Para Você ampliar sua mente, seu leque de opções de criação, Você tem que conhecer mais, ter mais vivências. Creio que já falamos aqui em outro artigo sobre isto, mas vamos repetir: Você já saltou de para-quedas? Já mergulhou a 10 metros de profundidade num mar límpido e sem equipamento de respiração? Já desceu uma corredeira de bote? Já enfrentou uma pequena tempestade num veleiro? Ao menos já navegou em algum?


Avalie: de casa para o trabalho, ida e volta diariamente, que chances de ver ou conhecer novas perspectivas da vida Você pode ter? E se nos finais de semana ou feriados só o que busca fazer é ficar no sofá e ver TV, que vida Você está tentando construir? Pense seriamente nisto e responda, a si mesmo, de forma sincera.

Saia de casa, tenha mais experiências, novas vivências. Corra na praia num dia de inverno, vá ao cinema numa segunda a tarde, passeie no parque com seus filhos ou companheiro/a sentindo os pássaros, balançar das folhas, escutando o vento. Dê-se mais e mais a cada dia!







2. Avalie e mude suas crenças, Você pode escolher crenças positivas ou limitantes.


Já falamos neste Blog muitas vezes sobre Crenças. Mas sempre é importante frisar: Você pode escolher que crenças quer ter. Você deve avaliar suas crenças e decidir se elas estão lhe levando para frente, rumo a seus objetivos,  ou se o estão atrapalhando. Novamente: Você é quem escolhe no que deseja acreditar!


Um exemplo chocante: os chamados homens-bomba acreditam cegamente que tudo o que fizerem, até mesmo o ato de se explodirem em nome de um deus, será recompensado plenamente em outra vida. Isto é uma crença muito forte. Aliás, tem que ser muito forte mesmo, para levar alguém a fazer  o que fazem.


De duas situações mais fáceis: num parque de diversões dois conhecidos se viram frente a uma banca de tiro ao alvo. A proposta era acertar com uma arma um pequeno alvo a muita distância. O prêmio era alto, mas o custo do tiro também. O primeiro disse que nem pensar, não iria gastar naquilo. O segundo disse: eu vou ganhar! E pediu dois tiros. O preço do segundo tiro era o dobro do primeiro e isto o instigou mais ainda. Pagou os dois tiros e foi à luta. Deu o primeiro tiro e errou, é claro. E no segundo, ganhou o prêmio.


Como? Ele disse que o primeiro tiro foi para ver que 'defeito' tinha a espingarda. No segundo tiro compensou o 'erro' e acertou o alvo. O dono da banca confessou que era justamente por isso que o segundo tiro com a mesma arma era mais caro. Mas o que importa foi a crença inicial. Um disse: nem pensar em gastar. O segundo, pensando na vitória, entendeu o valor como investimento e afirmou: eu vou ganhar!



3. Escolha formas de agir com determinação em direção a suas metas


Como dissemos, nosso cérebro está equipado com dispositivos de segurança que sempre buscam nos afastar de frustrações, decepções. Assim, sempre que Você se depara com obstáculos no rumo de seus objetivos, seu cérebro lhe convence que é mais sensato desistir e pegar um caminho mais seguro. Ou seja, a mesmice.


Mas não brigue com seu cérebro nem lhe acuse de sabotador. Ele está programado para fazer isto. E como sair desta enrascada? Você pode reprogramar seu cérebro para lhe ajudar a vencer! Aliás, é Você quem está no controle, lembra? Se Você assumir que está no controle, Você entenderá que pode tudo, até mesmo programar de uma forma melhor seu cérebro.


Comece a se perguntar, a cada vez que se ver querendo ir para o sofá deitar ao invés de ir fazer uma saudável caminhada: por que motivo eu quero fazer isto (deitar no sofá) ao invés de sair e caminhar? Se eu sei o que é melhor em termos de saúde?


Questione-se sempre, pergunte-se, insista. E as respostas começarão a aparecer. E é justo seu cérebro quem irá lhe responder. "É para Você não se cansar, não suar, ficar mais protegido". E caberá a Você avaliar: Mas é isso que quero? Se caminhar vai me fazer respirar melhor,  desenvolver meus músculos, fortalecer meus ossos, deixar minha fisiologia mais fortalecida, por que motivos eu vou ficar aqui deitado? Tipo inerte esperando a morte chegar?


A determinação rumo a seus objetivos (e também seus objetivos, metas, missão) é Você que escolhe. E também é Você que escolhe como chegar neles. Escolha, então, ter determinação, escolher o caminho e comandar seu cérebro.

4. Avalie sempre como Você está construindo cada realidade que Você experimenta


Um filme que Você assiste numa televisão ou no cinema é um conjunto seqüencial de imagens estáticas que passam rapidamente e lhe dão a idéia de movimento. Ou seja, seus olhos enviam sinais para seu cérebro e este constrói a realidade de um movimento, de uma seqüência de cenas de uma história.


Tudo o que existe, de fato, é uma ilusão ou alusão a fatos que transcorrem numa seqüência de fotos que lhe são mostradas rapidamente. Seu cérebro constrói o filme e Você acredita nele. (!?!?) Como assim? Estranho isto? Mas é a realidade. Quem teve a oportunidade de ver aquelas fitas que eram usadas no cinema (ou ainda são) e nas máquinas filmadoras super-8, entendem de forma fácil o que digo aqui.


No meu primeiro emprego, meu trabalho era revisar fitas de cinema. Isto mesmo, verificar falhas físicas na fita e corrigir. (Diga-se: cortar a parte danificada). Tínhamos uma maquininha onde a fita passava acionada manualmente por uma manivela. E podíamos rolar o filme para frente ou para trás.  Então eu podia 'criar a realidade' de um avião pousar de ré. De um atleta sair das águas de uma piscina para o trampolim. De um amontoado de escombros se transformarem numa casa, num carro.. conforme a seqüência original de fotos alinhadas na fita. Bastava apenas rodar ao contrário.


Então, o que Você vive de fato? Olhe melhor, avalie mais e mais. Disseque as situações. Entenda sobre alguma desavença com um colega de trabalho ou um sócio: talvez Vocês apenas estejam vendo realidades diferentes baseados nas fotos (ou fatos) apresentados. Um vê o filme numa seqüência diferente do outro. Nosso mundo é o fruto de nossas percepções. (Do Michaelis: Ato, efeito ou faculdade de perceber; recepção, pelos centros nervosos, de impressões colhidas pelos sentidos.)


E cada um, com seu histórico de experiências, suas crenças, suas vivências, percebe o mundo (ou algum fato) de forma diferente do outro. Entendendo: 


sua experiência de vida alinhada a suas crenças são a lente que dão o tom na imagem que Você faz das coisas.






Amanhã, novo artigo, finalizando as 7 idéias para Você ter vitórias contínuas.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!