____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Seus pensamentos
Se seus pensamentos, suas crenças, sua linguagem são pobres, que resultados Você pensa que poderá colher? A lingüística, como dissemos, nos fornece os componentes que usamos para a comunicação. E o mais importante é que esta comunicação não é restrita àquela feita com outros, é também ou mais importante a que fazemos com nós mesmos. Como Você se lhe comunica o que pode ou não fazer? O que tem capacidade ou não de executar?
A forma como constrói seus pensamentos pode lhe dar poder ou retirar todas as suas forças. Veja-se frente a um grande 'problema' na empresa e avalie qual é seu pensamento. Acho que não vou dar conta. OU seria Vou buscar informações e resolver isto?
Muito possivelmente nas duas situações Você estará muito próximo da verdade. Se comunicar a Você mesmo que não vai dar conta, por certo não poderá resolver a questão. Se ao contrário, parte decidido a encontrar as ferramentas (informações, dados) necessárias, a solução do caso estará próxima e no seu controle.
E as e Crenças?
O que entendemos por crenças nada ter a ver com religiosidade, embora as religiões criem e mantenham um sistema específico de crenças sobre o que lhes diz respeito. Lembram do que falamos ontem, o mundo não é um só ou não existe uma só realidade. O seu mundo é a tradução do que Você filtra de informações sobre o que sente, vê, ouve, etc.
E o filtro em questão não são propriamente os sentidos. Não dá para afirmar que os cinco sentidos sejam o tal filtro. O que filtra de fato os dados que Você percebe é seu próprio sistema de crenças. Cada um vê um fato de seu ponto de vista. O que isto significa? Que para cada pessoa, conforme seus aprendizados, seu alcance de linguagem (a forma de como se auto comunica), seu ambiente, haverá uma maneira de ver um fato. Cada fato é 'interpretado' de forma diferente por cada indivíduo.
E mais ainda: o mesmo indivíduo pode ver o mesmo fato, em momentos diferentes, e dar-lhe interpretações diversas. Isto dependerá de como ele está no dia. Numa situação de poder, uma situação ou estado rico de recursos ou numa situação para baixo, pobre de recursos.
Um exemplo que parte do estado fisiológico em cada situação pode ser a forma que Você vê um dia de chuva. Não, mal exemplo, pois muitas pessoas tem a crença de que chuva é 'mal tempo'. Vamos com o contrário: como Você interpreta um dia de sol no verão? Dia claro, sem nuvens, sol forte, 33ºC? Se Você estiver bem fisicamente, saudável e bem disposto, este dia lhe parecerá o máximo! Agora imagine esta situação com Você com gripe naquele estado de entupimento total? Este dia de sol quente na cabeça, claridade excessiva nos olhos, parecerá uma péssima situação, não? E o dia de sol é o mesmo. E Você é a mesma pessoa!
Mais um exemplo? Hoje cedo, 6h30min, sexta feira, amanheceu um clima fresquinho e chovendo. E eu disse à minha mulher: "que diazinho sem vergonha para sair de casa, né?". E depois complementei: "não! acho que bem pior seria se fosse segunda feira." Eu estava sugerindo o mesmo clima, as mesmas pessoas, nos mesmos estados daquele momento, mudando o dia da semana. Vejam o quanto tudo pode parecer diferente. Não somente parecer. Tudo seria diferente na minha interpretação.
Você poder ler mais sobre crenças nos artigos diversos que já escrevemos aqui. E ter uma idéia muito melhor do que estamos falando.
Para uma vida melhor
Devemos avaliar exaustivamente nossas crenças! Veja bem, não existe verdade a não ser a que Você mesmo arbitra! Se Você diz que pode, Você pode. Se disser o contrário, colherá fracassos. A forma como Você interpreta os dados que lhe chegam é função de suas crenças, além de seu estado mental e fisiológico. E suas crenças podem ser mudadas, melhoradas, bastando apenas Você assim o desejar.
Você acredita em mágica? Acredita em momentos mágicos, encontros que parecem providenciais, ocorridos por obra do além? Não? Acha que isto é bobagem? De fato não importa como Você vê esta questão, mas sei como cada pessoa vê o mundo se acreditar ou não nisso. Para a primeira opção a vida será mais colorida e bonita e agradável. Para o segundo caso, será tudo muito crú e duro e previsível.
Escolha em que deseja acreditar. Escolha suas crenças.
Escolha como quer sua vida!
Um excelente fim de semana a todos.
.
Linguagem cria realidade.
ResponderExcluirGrato pela participação. Sem dúvida, sua afirmação é fato! Estamos também agora em ivivaz.com. Visite-nos!
ResponderExcluir