A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

14 novembro, 2009

Por que não vivemos tão bem?

Lendo Thomas A. Harris me deparei com uma pequena história que me remeteu a este assunto. E havia lá uma pergunta que o autor se propunha a responder:...
... por que as pessoas não vivem tão bem como já sabem viver?



Esta é uma questão de imensa importância e difícil de responder. Ou seja, cada um teria dificuldade de dizer por que razão, sabendo de todas as possibilidades de bem viver, não o fazem. O que os faz permanecer na mesma empresa que paga mal. O que os faz viver na mesma cidade de que não gostam. O que os prende numa cidade que dizem violenta, perigosa?

No livro o autor fala da seguinte história: " um rapaz do Serviço de Extensão Universitário abordou um fazendeiro com o intuito de lhe oferecer um manual de novas técnicas agrícolas. Após a explanação, o rapaz perguntou se o homem queria comprar a obra, ao que este respondeu: "Meu filho, eu não consigo empregar no meu trabalho nem a metade do que já sei".

Daí surge a pergunta acima. Afinal, se já sabemos tanto das melhores formas de viver, de todas as maneiras de sermos felizes, de todas as formas de conseguirmos riquezas, qual o motivo de não empregarmos tudo o que sabemos à nossa vida então?

A resposta não sei se existe, ou seja, uma resposta. Creio que possam existir aproximações para a questão.

Vou arriscar dizendo que não aplicamos o que sabemos por questões de crenças enraizadas. Que não aplicamos o que sabemos por dificuldades de nos aventurarmos no desconhecido. Melhor seguir uma vidinha como nos foi ensinada.

Outra questão é a liberdade. Já falado em outro post, somos livres? Ou somos camelos? Ou leões? Lembrando: os Camelos carregam os fardos alheios e nada colhem de bom para si, só o sustento mínimo. Têm medo de se arriscarem, de sairem a campo em busca de novas formas de bem viver. Os Leões lutam por causas que elegem e passam a se degladiarem com os demais leões e, por vezes, também com os camelos. Nenhum deles evolui.

As pessoas que tem  liberdade são aquelas que avaliam suas vidas a todo momento, de forma cíclica. E corrigem o curso das coisas. Mudam o que tem de ser mudado. Arriscam-se a serem felizes. Se casam, se mudam, tem filhos, mudam de emprego, se divorciam, saem em uma viagem. Enfim, tomam uma atitude.

Em qualquer roda de bate papo, principalmente num bar regado a uma biritinha, recebemos respostas ou opiniões para qualquer assunto que tenhamos levantado no recinto. Todos tem as melhores indicações para nos dar sobre como agir, o que fazer, com quem ficar, com quem não se associar, etc. Mas e eles vivem como afinal? Aplicando todo este conhecimento às suas próprias vidas?

Não! Com certeza. E fica martelando a questão: se sabemos muito da melhor forma de viver, por que não vivemos, então, tão bem como já sabemos?

Moramos numa cidade pequena, praiana, litoral norte de Santa Catarina, local onde muitos vêm, no verão, para passar férias. Quando algum conhecido sabe que moramos aqui, vem logo a assertiva: '... que maravilha morar aí, né? Mas não é para quem quer... coisas do tipo. Ou: ah se eu pudesse morar num lugar assim. Ou ainda: Ah, mas Vocês conseguiram por que isto ou aquilo, mas eu não....

E o rosário de lamentações é infindável. E só há um motivo para termos vindo morar num lugar que chamam de paraíso, de espetacular, que deve ser maravilhoso de morar (e é!). Nós escolhemos isto e movemos o que foi preciso para tal. Não ficamos esperando nada, nem dos céus, nem da terra.

Quando escolhemos, alinhamos todos os prós e partimos (escolhemos que não há contras, só prós!). Não sem antes eu me desfazer de uma sociedade numa empresa e deixarmos os familiares longe.

Não somos Camelos! Avaliamos a melhor forma e o como faríamos e iniciamos a fazer. Ou seja, não ficamos palpitando na vida dos outros a forma que devem viver suas vidas. Não ficamos aguardando conhecimentos de como iniciar uma vida numa cidade nova, pequena, pacata. Partimos para fazer. E estamos fazendo. E estamos nos refazendo a cada dia. Crescendo, evoluindo, vivendo tão bem como nós já sabemos viver.

E buscando aprender novas formas de viver melhor ainda!

O Segredo disto? Fazer Escolhas! E aplicar o conhecimento que temos para encontrar o que escolhemos.

.
Assuntos elacionados:
Você é um camelo?
Lei da Atração e a sua Liberdade.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!