A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

09 dezembro, 2009

Que Realidade Você Deseja? cont.

Ao falarmos sobre Que Realidade Você Deseja?, nós colocamos alguns exemplos simples de como podemos interpretar algum aparente transtorno de formas diferentes e com isto...

... mudar nosso dia, nossa realidade, nosso mundo.

E lá falamos em "...como chegar a ver o melhor lado das coisas? É possível para qualquer pessoa? Eu poderia mudar isto se minha visão fosse a primeira, ou seja, pessimista?"


Sempre podemos mudar nossa formad e agir, em toda e qualquer situação. Nossos hábitos são formados por nós ao longo da nossa vida. Isto quer dizer que podemos mudá-los, mudando nossa forma de pensar. Basta que passemos a encarar as situações de uma nova maneira.

Isto nos remete às nossas Crenças, nossas bases de pensamento que norteiam nossas ações e nossas vidas.Começamos por avaliar nosso sistema de Crenças e verificar se eles estão de acordo com  amelhor forma de viver. Se não estiverem, se forem contraditórios aos nossos desejos, devemos pensar em mudar nosso sistema de crenças.

Isto nos trás de volta às pessoas pessimistas. Ou a nós mesmos, nas situações em que somos pessimistas. Avalie se suas atitudes pessimistas estão em acordo com seus desejos, suas Escolhas. Com certeza que não. Não podem estar.

A atitude pessimista leva-nos sempre a ver todas as situações pelo lado ruím, contrário aos nossos desejos. Tanto que ao ser pessimista numa situação, nossas emoções são ruíns. E emoções ruins remetem a estarmos criando o oposto do que desejamos.

Vamos iniciar o exercício de monitorar nossas atitudes em relação aos fatos que normalmente fazem surgir atitudes pessimistas. E o exercício é ver o lado oposto, completamente. Veja bem, nada pode ser tão ruím assim, tudo tem uma saída, uma solução.

Mesmo na situação mais desagradável podemos ver algo de bom. A atitude de sempre ver algo de bom, ou o lado bom das coisas é característica das pessoas mais felizes. E é o que queremos, não? Ser mais felizes.

Façamos assim: algo ocorre que nos levanta o pessimismo. Nossas emoções se tornam ruíns, desagradáveis. Isto nós podemos avaliar de forma simples e direta. Ao surgir a emoção ruim, estamos criando o contrário do que queremos. Pára tudo!!!

Troque seu enfoque. O que posso ver de bom neste fato? Busque algo. Não se iluda, busque de fato algo bom na situação. Encontrou? Então passe a se concentrar nisso. Nesse lado bom do fato. Suas emoções deverão mudar, melhorar. Então Você estará alinhado novamente com seus desejos.

É fácil? Não, não creio. Para as pessoas que tem as atitudes normalmente pessimistas, o hábito arraigado de ver sempre o lado ruím de toda a situação, este exercício deve ser difícil. Isto não quer dizer que não possam conseguir mudar este hábito. Apenas que levarão mais tempo.

E vale desde o início, mesmo que só poucas vezes consigamos ver algo de bom numa situação aparentemente ruím, pois toda a vez que vermos algo bom, teremos mudado nosso habito. E este fato facilita o próximo. É como treinar matemática na escola. O primeiro exercício costuma ser mais difícil, depois vai ficando mais familiar, mais fácil.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!