A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

02 março, 2011

Neurolingüística: seguindo a receita

Vamos seguir hoje falando um pouco mais sobre como fazer sua vida ainda melhor. E de que maneiras a Neurolingüística pode lhe auxiliar neste intento. O que tem a ver a Neurolingüística com uma receita? É apenas para exemplificar o como devemos ou podemos mudar nossos comportamentos e ações para melhorar nossos resultados. 

A Neurolingüística e a modelagem

Uma forma de melhorarmos o que sabemos fazer, ou melhor, uma forma de atingirmos melhores resultados no que fazemos, é 'copiar' a forma que outros, bem sucedidos, o fazem. Isto mesmo, assim de forma simples e direta. Já disse Rolim Amaro, "se não temos a capacidade para criar, devemos ter a humildade para copiar". Ou algo assim com outras palavras.

E é isto mesmo! Copiar formas de ação, comportamentos. É neste patamar que se assenta muito do processo chamado Programação Neurolingüística. E aqui é a parte da programação, propriamente dita. Se alguém que Você conhece, seu chefe, por exemplo, consegue bons resultados com sua empresa, avalie que comportamentos ele tem, como age, como pensa, como sente as coisas... Isto é entender o modelo que ele segue. Ora vejamos, se Você seguir o mesmo modelo de alguém bem sucedido, tende a conseguir os mesmos resultados, ou muito parecidos.





Neurolingüística: a receita do bolo

Você sabe como são feitas as receitas de bolo? Ou de qualquer outro prato que Você pode saborear nos melhores restaurantes ou na casa de sua avó? Na maioria das vezes para elaborar uma receita, o confeiteiro faz experimentos, misturas de ingredientes, dosa quantidades, modo de fazer, tempos de espera e de forno, etc. E depois de muitas tentativas e erros, ele chega a um resultado que considera ótimo. Oferece o bolo para ser experimentado pela pessoas e, se aprovado, elabora a receita em definitivo. Salvo raras excessões, assim são as receitas das melhores iguarias.

E o que tem isso com Você? Ou com nosso assunto, a Neurolingüística? É que a forma de agir e os resultados que seu chefe consegue (e por isso é seu chefe, dono da empresa, alguém que prosperou), tem tudo a ver com uma receita: ele age de certa forma, faz as coisas em certa medida de acordo com as situações, coloca tais ingredientes na hora certa. Isto é uma receita, é um modo de agir, e que lhe traz bons resultados.




A modelagem em PNL

A idéia da modelagem é esta: Você entende, estuda, avalia, a forma de agir de determinada pessoa e vai adotando estas mesmas atitudes. Vai adotando o modelo de determinada pessoa. E isto de fato traz bons resultados para sua vida?

Vamos entender o seguinte: todos nascemos (com raras exceções, mas que existem por causas diversas) com nossas capacidades fisiológicas e neurológicas semelhantes. O que muda com o tempo sobre alguns termos melhores resultados que outros, é a forma como agimos, são nossas estratégias de ação. A forma como usamos nossos recursos.

Duas empresas podem ter os mesmos recursos (pessoal, máquinas, veículos, etc), aquela que utilizar melhor esses recursos, que tiver melhores estratégias, é que vai ter melhores resultados. Se outra empresa seguir este modelo, tenderá a ter os mesmos resultados. Correto?

Na questão individual é a mesma coisa. Se Você tem um colega na empresa que só se dá bem, vende mais que os outros, tem melhores resultados, verifique o modo que ele 'opera'. Isto mesmo, seus movimentos, seus motivos, suas emoções. Compare com outros colegas e com Você mesmo. Se Você agisse como ele tenderia a ter os mesmos resultados, estou certo?


A receita da modelagem em PNL

Para modelar alguém, tem de ir além do seu comportamento externo. As suas motivações, quanto de cada emoção o move, aliás, quais emoções, quais motivações o fazem agir e como junta tudo para ter os resultados que tem.

Vamos a um exemplo de que gosto e já citei em outro artigo. O Ronaldinho Gaúcho, hoje jogador do Flamengo, tem todos os motivos para ser um excelente jogador de futebol. Correto? Ah, diria alguém, mas ele tem o dom para jogar. Pode parecer complicado, mas muito disso podemos desenvolver. Mas não é isso o que interessa agora. O que quero dizer aqui e que li ontem, é que mesmo sendo o destaque do Flamengo, tendo feito o gol da vitória de determinado campeonato, já tendo sido eleito o melhor do mundo, o que li ontem diz que ele segue sendo o primeiro a chegar para os treinamentos. E o último a sair. E segue humilde e querendo aprender. No tal jogo em que ganharam um título no domingo passado, foi o último a sair de campo.

Agora vamos avaliar: o que o move desta maneira, porque ainda quer aprender mais? Como ele joga futebol? Não sou fã deste esporte, mas observo muito. Há jogadores que jogam com garra, com certa violência ou força, que miram com ganas o gol adversário. Este jogador, se diverte em campo. Já notaram isto? Para ele, parece-me, jogar é a melhor coisa que pode fazer. É o que mais lhe dá alegria. Então ele quer fazer isto da melhor forma possível. E o que consegue com isto? Os melhores resultados!

Para modelar alguém , Você deve buscar observar tudo o que lhe move, como ele age, com quanto (de ação, de ímpeto, de garra, de diversão) em cada situação. Uma receita não é um apanhado de quais ingredientes colocar na mistura do bolo. É muito mais.

A receita de um bolo (ou qualquer outro prato) envolve o quanto, a dosagem, destes ingredientes. E é só? De forma alguma! Se Você souber quais e o quanto de cada ingrediente, fará o bolo da mesma maneira que o confeiteiro que o criou? Não! Terá de saber a estratégia, a maneira como é misturado cada ingrediente, o quanto bater a massa, o quanto deixá-la descansar, etc.

Quem vou modelar?

Você pode e deve observar as pessoas ditas vencedoras. O que eles tem a mais que as outras é tão somente as formas de ação, o quanto de motivação ou emoção, de que forma fazem. Ou seja, nada a mais que os outros. Apenas a maneira de misturar os ingredientes que lhes dão os resultados que querem.

Um exemplo do âmbito deste trabalho que faço: escrever. E escrevo passando conhecimentos, o que se poderia dizer que escrevo para ensinar outros a fazerem suas vidas ainda melhores. Bom, pelo menos é esta minha intenção. Neste âmbito de escreve em blogs, na internet, se podem encontram centenas que fazem o mesmo com as mais diversas formas e intenções. O exemplo que quero trazer aqui e que procuro seguir, é de um blogueiro bem sucedido, que tem seu blog muito bem rankeado.

O que ele tem de diferente de todos os demais que escrevem sobre os mesmos temas que ele? O modo de agir, a motivação. Dito por ele mesmo: "Eu não vejo Televisão (é muito raro mesmo); Eu não escrevo e faço outras coisas em simultâneo; Eu não leio revistas, magazines ou livros que não me ensinem nada; Eu normalmente levanto-me cedo e deito-me tarde; Eu não passo horas ao telefone ou trocando mensagens; Eu não fico horas e horas no café conversando e deixando o trabalho acumular; Eu não fico horas no MSN ou no Facebook em bate-papos..." Que mais? Bom, acho que isto chega, já temos um modelo que podemos seguir.

Você pode escolher um modelo ou vários. Seu colega bem sucedido. Seu concorrente que está sempre a sua frente (é um ótimo modelo, certo?). Seu chefe, dono da empresa. Grandes personalidades da história que se pode conhecer lendo biografias. Um escritor famoso. Um jogador como o que citei acima. Um iatista que depois de se sagrar campeão olímpico algumas vezes, agora ajuda outros a se realizarem neste esporte (e saírem das ruas). Ah, e segue competindo em outras modalidades e vencendo.

Você escolhe a quem pode ou deseja modelar. Escolha campeões! Não escolha modelos medianos, irá conseguir melhorar muito pouco. Mais exemplos de pessoas a modelar? Quem sabe seu irmão mais velho ou mais novo, o vizinho (que cara sortudo: uma mulher bonita, ótimo emprego, grande salário, sempre feliz...), Bill Gates ou Steve Jobs. E seu pai?

.
Gostou? Partilhe na rede!
Comente, participe, envie perguntas e sugestões de temas.
.

2 comentários:

  1. Olá, sou Neemias, achei seu blog muito interessante, está num nicho abrangente, já que praticamente todas pessoas querem saber o que fazer para se sentir mais feliz e prazeroso.

    Eu tenho algumas sugestões:
    Seria interessante investir em um template gratuito ou premium que melhor se adequa ao tema do blog, criar logotipos, e consolidar seu blog como uma marca na blogosfera.

    Há muitos truques e dicas interessantes no mundo dos Bloggers/blogueiros, e há muitas pessoas que possuem blogs com a esta função, fica aí a dica:
    http://www.ferramentasblog.com
    http://www.dicasblogger.com.br
    http://www.escoladinheiro.com
    http://www.codigosblog.com.br
    http://www.crieblogger.com

    Sucesso! Parabéns pelo blog,abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Neemias!
    Grato pela participação e comentário. Estou mudando este blog para outro endereço e formato. Creio que deixarei parte do conteúdo aqui e parte será levada para o outro endereço. Em breve farei o lançamento do novo espaço.
    De toda maneira, grato pelas indicações. Algumas já sigo, as demais vou conhecer a partir de hoje.
    Abraços

    ResponderExcluir

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!