A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

03 março, 2011

Neurolingüística e seu bem estar

Segundo podemos ler em Robbins, os ensinamentos da Neurolingüística podem lhe ajudar a manter ou buscar seu bem estar em todas as situações. Tudo é uma questão de nos colocarmos num estado de amplas capacidades, de muitos recursos. E o que isto quer dizer, como se processa isto?

Amplos Recursos: Você está fortalecido

O estado de amplos recursos é aquele em que Você se sente poderoso, fortalecido, saudável, forte. É aquele estado em que Você sabe que domina a situação, que tem poderes para convercer seus pares de suas idéias. Lembre-se de algum momento (espero que tenha muitas destas lembranças) em que Você sentiu-se por cima, do tipo de momento: ao vencer uma prova de atletismo na escola, passar num concurso muito concorrido, conquistar aquela pessoa de seus sonhos tendo recebido sua confirmação a um convite seu para um jantar, etc.

Lembre-se exatamente como Você se sentiu neste momento. Agora confirme: Você, nesta situação, sentiu-se naquele estado de quem sente: tudoo que eu queira fazer, sei que consigo, sei que dará certo! É isto? Pois este é um estado de muitos recursos. É um estado em que Você estava com todas as suas capacidades despertas. Veja bem, não disse que estava num estado fora de padrão, alterado. Disse que, neste momento, suas capacidades (e Você as tem e muitas) estavam despertas, alertas, de prontidão.



De bem com seu cérebro

No livro Fique de bem com seu cérebro, de Suzana Herculano-Houzel, podemos ler: "Um pensamento pode provocar ansiedade, medo, raiva, prazer ou felicidade e desencadear mudanças no corpo que nos trazem as sensações características de cada uma dessas emoções. Ao mesmo tempo, não é possível, por exemplo, nos sentirmos tranquilos quando os nossos músculos estão tensos nem saudáveis quando suamos frio: a informção de que o corpo não vai bem desvia a nossa atenção e nos deixa apreensivos, preocupados em resolver o problema recém-encontrado".



Sinta-se fortalecido

Podemos, a partir desses ensinamentos, entender que a via é de duas mãos. Ou seja, se Você não está se sentindo bem, se está para baixo e num estado em que se sente incapaz de enfrentar algum problema, fraco, amedrontado, Você pode tomar a atitude de mudar seu comportamento fisiológico ao mesmo tempo em que  traz lembranças de bons momentos (o que vai auxiliar este processo) e começar a mudar seu estado. Você passará de um estado de poucos recursos, onde não se sente fortalecido, para um estado de poder.

E o contrário, também acontece. Baixe a cabeça, fique quieto, emudecido, taciturno, ombros caídos. Mantenha-se assim fisiologicamente e seu cérebro vai começar a responder a estes estímulos, Você vai começar a sentir entristecido, sem forças para enfrentar nada.



Faça um experimento

Então comece a se dizer coisas boas, parece bobagem, vemos em filmes e livros isto de uma pessoa ir à frente do espelho (há cenas assim no filme "Se eu fosse Você", por exemplo) e se dizer maravilhosa, poderosa, etc.... e pensamos que é bobagem. Será mesmo?

Nosso cérebro, a rigor, não distingue o real (aquilo que há no mundo físico, aquilo que pode cair no nosso pé), que percebemos existir e que, por isso, colocamos esta imagem em nosso cérebro,do que apenas imaginamos, do que criamos em nossa imaginação. Ou seja, se pensamos em algo, isto existe para nosso cérebro.

Para quem ainda discorda disso, vamos pensar no caso dos placebos: uma pessoa recebe um remédio que é só 'faz-de-conta' e, motivada pelo ato de tomar aquele remédio (ainda mais se o médico lhe afirmar que aquilo vai de fato aliviar uma dor, por exemplo), esta dor passará, será eliminada. Nosso cérebro não vai mais perceber tal dor, muito embora a causa dela ainda esteja presente. E isto é fato científico e um fato poderoso.

Então, voltando ao fato de que podemos convencer nosso cérebro, de que podemos mudar as informações de realidade que ele recebe, por que nos manteríamos para baixo? Por que nos manteríamos num estado de poucos recursos, ao invés de nos colocarmos em estados de poder, em esados fortalecidos?

Faça isto agora, experimente. Se Você estiver agora num estado dito normal ou comum, não se sente nem muiiiiito bem nem mal, se está naquele estado de um leitor apenas proicurando informação para fazer seu dia melhor, faça um experimento: recupere lembranças boas, momentos inesquecíveis em que Você estava cheio de poder, sinta a lembrança de tais sensações, traga-as para o seu momento presente, levante os ombros, estique-se fazendo sua coluna ficar ereta, respire fundo e encha os pulmões de energia. E agora examine: como se sente? Sente que poderia tocar aquele projeto que está na gaveta por algum receio? Por certo que sim. Sente-se mais forte, mais agradável, sorriso mais largo, auto-estima elevada.

Então faça este experimento todos os dias, todas as manhãs. Vá ao espelho, olhe-se, e traga boas lembrançs, estique-se levantando o corpo e ombros, respirando fundo.... Faça deste experimento a sua realidade. Diga para seu cérebro que isto é o real!

.
Gostou? Partilhe na rede!
Comente, participe, envie perguntas e sugestões de temas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!