A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

17 janeiro, 2011

Como Você administra seu dinheiro?

No post Como ganhar dinheiro e o multiplicar, deixamos as seguintes perguntas: Avalie como administra seu dinheiro, seus ganhos, seu salário. Apenas paga contas e vê o que sobra? Mantém um controle sobre o que será sempre separado e investido para prazeres futuros? Ou para evitar dores futuras? Ou nada disso?  

De que dinheiro estamos falando...

Claro que sei que muitos estão se perguntando agora: "que dinheiro? Afinal do que ganho nada sobra, o mês é maior que meu salário...." Pois mesmo para estes, vale a pergunta 'Como administra seu dinheiro?' É uma questão que parece complicada em princípio, afinal se nem sobra para nada mesmo. Mas e qual o motivo de não sobrar? Você já se perguntou isto?
. .

E vale sempre lembrar que muitos de nós, muitas pessoas, se não a maioria, vive a vida desenhada por outros, sem planejamento algum, sem autonomia em suas decisões sobre sua própria vida. Vão sendo levados pela correria do dia-a-dia, pelas infindáveis contas a pagar, pelo cheque especial que não é zerado nunca e por aí vai.

Para ilustrar melhor este artigo, leia depois os posts: Vídeo Anthony Robbins, Com Ganhar Dinheiro e o multiplicar e  Qual seu objetivo em ganhar dinheiro?

Uma pequena ilustração

Carlos era um garoto inteligente que aos seis anos foi para a escola. Diga-se que era inteligente acima da média, pois inteligentes e brilhantes somos todos, precisamos é deixar nosso potencial se desenvolver. Mas então Carlos iniciou seus estudos, seu aprendizado para ter uma carreira, uma profissão. Aprendeu uma grande quantidade de coisas, de datas, fatos, personagens. Tudo isolado, tudo não relacionado, mas lhe foi ensinado e cobrado nas provas mensais.

Carlos foi passando de ano, sendo aprovado em todas as disciplinas que lhe exigiam, por vezes, saber apenas 50% do que era perguntado nas tais provas. Isto mesmo, conhecem esta história? Você também, pelo menos na maioria das Escolas, só precisava saber a metade do que lhe era ensinado para passar de ano.

Eis que chegou o vestibular, a grande sombra na vida da maioria dos estudantes e suas famílias. E a primeira questão que assombra é: para qual curso fazer o vestibular? Como escolher a profissão correta? Se isto não foi difícil e foi escolha do Carlos, então tudo já fica melhor, mais fácil. (certa vez li que próximo de 15% do total que entra no primeiro ano da escola primária, chega à uma faculdade. Destes, 50% abandona o curso. E pior de tudo, dos que se formam, mais de 70% se dão conta que fizeram a escolha errada ao prestar vestibular. Que horrível isto, não?).

Mas Carlos foi decidido e certeiro em sua escolha e acertou seu curso. Formou-se e antes mesmo disto, já estava no mercado de trabalho, já tinha seu primeiro emprego como estagiário na sua carreira. E com um salário bom para quem estava começando, ainda vivia com os pais, etc.

Começando a gastar sem planejamento

Comprou seu primeiro carrinho, afinal todos seus amigos já tinham um, freqüentou festas, fez passeios com as namoradas, etc. Uma vida normal para a maioria. Seu salário lhe era suficiente para o que tinha de necessidades. E para alguns consertos no carro seu pai lhe ajudou.

Formou-se, salário melhor ainda, namorada firme, moça bonita, agradável, ótima para casar. (Aqui alugaram um apartamento). E foi o que fizeram, casaram-se, e logo veio o primeiro filho. O salário já apertado, afinal aluguel, roupinhas, rancho, mobília da casa, dormitório do nenê, fraldas e mais fraldas e o salário sumindo. Ainda bem que tinha ajuda de seus pais vez ou outra.

Corrida dos ratos

E o restante da história a maioria já conhece, ou já viveu. Isto é o que Robert Kiyosaki chama de corrida dos ratos. Entendamos aqui, ou lembremos dos hamster, aqueles bichinhos que ficam numa gaiola, presos numa roda que gira eternamente e da qual eles só saem para uma melhor. Sim, pior não poderia ser, concordam?

Há alguma semelhança entre a história do Carlos e a sua? Você se sente por vezes numa roda viva da qual parece que não há saída? Tudo isto tem a ver com a forma Como administra seu dinheiro, certo? Ou com a maneira que Você é levado pelas correntezas da vida sem se dar conta de que está se aprisionando numa roda de onde parece que não há saída.

Mas não queremos aqui ficar remoendo o passado, Isto de nada vai adiantar. Eu mesmo já identifiquei muito do que me atrapalhou na vida. E sabem o que? De nada adiantou, de nada vale lembrar e reviver fatos desagradáveis. (Salvo para os apagarmos de nossas lembranças). O que importa realmente, é que SIM, tem saída, sempre há como escapar da rodinha eterna, sempre há como sair da Corrida dos Ratos.

Vamos buscar entender alguns caminhos. Vamos tratar mais deste assunto aqui em artigos que virão. E isto tem a ver com Como administra seu dinheiro? Sim, com certeza. E com felicidade que é tema deste Blog? Bom, aqui cabe esclarecer que a idéia de prosperidade, fortuna e felicidade são originárias de uma mesma raiz. A palavra, e por conseguinte seu significado, tem a mesma origem.

Seguiremos amanhã...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!