A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

25 fevereiro, 2011

Como planejar a prosperidade financeira

Este parece um tema muito interessante, temos tido muitas visitas ao Blog em busca de entender como planejar a prosperidade financeira. Do artigo de ontem, Como atingir seu objetivo financeiro,  ficou a pergunta: "-mas meu objetivo financeiro, se eu o disser assim de forma numérica, poderá parecer loucura ou muito pouco, não?" E posso responder: dependerá da forma que Você objetiva isto, em que tempo, em que condições.  

Repense seus objetivos financeiros

Se para Você parece pouco, trate de repensar seus objetivos. Bem simples. Agora, o fato de poder parecer loucura, é por Você estar comparando com a realidade de hoje e achando absurdo o tal objetivo. Mas veja bem, Você mesmo é quem está achando absurdo.


E isto pode representar uma pedra no caminho. Isto o que? O fato de Você mesmo achar seu objetivo financeiro grande demais. Em primeiro lugar Você deve pensar no que quer da vida. "Peça e o mundo lhe dará", já ouviram isto? Pois é assim. Há quem diga, mire as estrelas porque se Você errar, poderá atingir a lua. Ainda acho que mirar as estrelas, sem as querer de fato, é gastar munição. Você tenderá a errar seu alvo primário (as estrelas) e o alvo que de fato queria acertar: a lua. Nada de delírios ou sonhos. Você formula seus desejos, seus quereres. São somente seus: cabe tão somente a Você julgá-los grandes ou pequenos, factíveis ou não.


Um método de planejamento

Pense em sua vida, em seu mundo: o que Você deseja dele, o que quereria mudar, no que gostaria de participar, como gostaria de ser lembrado.... Fazendo estas conjecturas, ficará bem fácil modelar um desejo financeiro. Ou seja, para poder realizar minha vida, para poder ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor, para poder ser lembrado como alguém significativo, preciso ter tal capacidade de realizar coisas. Com o que quero dizer: tal capacidade financeira.


E aqui entra novamente a idéia de que o dinheiro é bom e nos dá a capacidade de realizarmos nossa liberdade de forma muito mais plena. Somente tendo certa capacidade financeira, eu poderia propor certo tipo de projeto. Somente tendo certo volume de dinheiro, eu poderia fazer uma doação para uma causa justa e boa. Somente tendo dinheiro eu poderia tomar a frente em coisas que julgo importantes para o bem comum.

Aliás, falando nisso, soube a algum tempo, não muito, que um empresário proeminente de nosso país, fez grandes investimentos com seu próprio dinheiro para o combate ao tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. Ou seja, tendo tal dinheiro, ele pôde participar de forma efetiva com a melhoria daquela cidade. E não é algo que fez apenas para proveito próprio. Este é um ato que beneficia toda a sociedade daquela cidade e do restante do país. Isto é uma mostra do grande benefício que o dinheiro pode realizar.

Porque quero prosperidade financeira

Não acredito facilmente que alguém tenha como meta na vida, como seu grande objetivo (ou seu grande sonho) apenas ser rico. Ou muito rico. Creio que quem pensa assim, ainda está muito longe de atingir a capacidade de ao menos formular um desejo claro a respeito.

A riqueza em si pode não significar nada. Como dissemos em Prosperidade financeira e riqueza espiritual, "O dinheiro é como a água de uma represa. O dinheiro guardado, assim como a água da represa, só tem energia potencial. A água, para realizar sua energia, terá de ser liberada de forma a produzir"... E assim é com o dinheiro, somente o colocando a nosso trabalho é que produziremos energia, benefícios, conforto, etc.


Então, por que Você teria a prosperidade financeira como meta? Esta não é minha meta principal, ou minha meta final. Ela é um meio para atingir o que desejo fazer de fato, de bom, que vai me realizar totalmente.


Como planejar a prosperidade então?


Montamos nosso quadro da vida com nossa meta maior. Aquele ponto em que, ao o atingirmos, seremos plenos e satisfeitos com tudo. Sentiremo-nos, de fato, plenamente realizados. Este é nosso objetivo maior. Esta é a nossa Lua, para bem comparar com o dito acima. E esta é nossa meta de plenitude. Não é o atingirmos uma montanha, é nos saber um pleno alpinista.


Todo alpinista que mira atingir o cume de uma montanha sabe, de antemão, que quando chegar lá terá de mirar outra. Aquela era uma etapa de seu caminho, não o fim. O seu caminho vai muito além daquilo.


E para Você da mesma maneira, pense em um futuro irresistível para Você, depois divida tudo em etapas factíveis, conforme sua capacidade e auto-confiança. A etapa financeira é uma delas. E esta etapa deve, também, ser dividida em metas menores.


Veja do que necessita. Quanto precisa para o que quer realizar? Daí busque a formação ou capacitação para tal. Entre na carreira, tenha fé, perseverança. Galgue, paulatinamente, cada degrau que estiver ao seu alcance e em seu caminho. Vença um a um, com tranqüilidade. Tenha sempre em mente seu objetivo maior.


.


E na segunda próxima, retomaremos este tema, destacando a idéia de pensar em um futuro irresistível para Você.


.


Comente, participe, palpite, discorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!