A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

24 fevereiro, 2011

Como atingir seu objetivo financeiro

Como atingir seu objetivo financeiro se Você, por acaso, não o sabe quantificar? Sim, há muitas pessoas, a maioria de nós, parece, que não sabem quantificar o que de fato querem. Quero uma vida tranqüila, quero uma aposentadoria confortável, quero um bom salário. Mas o que é isso afinal?  

A questão é esta mesma colocada e é bem simples. "Se Você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve", não é assim? Esta frase já é muito batida, conhecida. Mas ainda há quem não entenda claramente o seu significado, que pode ser tudo, menos simples.


Como atingir seu objetivo financeiro se Você não souber precisar qual é este objetivo? Há quem ganhe um salário de 10 mil reais e ache pouco, outros com 2 mil reais estão muito satisfeitos. Então dizer "quero um bom salário" não diz nada na verdade.


Tem também aqueles que dizem "eu quero uma vida tranqüila" e tem na mente uma crença guardada que lhes afirma que ter muito dá muito trabalho, ou que é ganância, pecado. Afinal, como poderia esta pessoa com esta crença e afirmando tão somente que seu desejo é uma vida tranqüila resolver este impasse? Sim, impasse, pois uma vida tranqüila, quero crer, deve ter uma renda suficiente para todas as necessidades e um pouco mais. Mas se ganhar dinheiro é algo pecado, ganância ou der trabalho, não há como atingir esta vida tranqüila.


E mais um pouco ainda: "quero uma aposentadoria confortável". Esta é dolorosa, me desculpem. Conheci um cidadão numa cidade onde eu ia com certa freqüência prestar serviços. Certo dia ele me convidou para acompanhá-lo numa visita a seu velho pai numa casa de repouso. Aceitei, era nosso momento de trocarmos umas idéias e a visita não atrapalharia em nada. Lá chegando, vendo a simplicidade do lugar, certas dificuldades até, pude constatar que faltava conforto, medicamentos, roupas, etc.

Falando sobre isto com o pai deste conhecido, sobre as dificuldades do lugar, sobre se estava tudo bem por ali, ele respondeu: "está tudo certo, já estou aposentado e aqui tenho uma vida confortável e tranqüila...". Eu não sei onde ele via conforto e tranqüilidade ali, mas para ele aquilo era uma aposentadoria confortável.

Então, vejamos novamente, defina melhor o que Você deseja. Qual é seu objetivo financeiro, e todos os demais objetivos. Não diga, ter uma boa casa, é um conceito vago. Um bom emprego, um bom salário, boas escolas para meus filhos. Tudo isto é vago e Você mesmo não saberá quantificar, avaliar, se atingiu o que desejava. Ou pensava desejar.

Avalie sua vida, pense em seu futuro, pense no que deseja de forma clara, quantifique tudo! Uma casa de tal forma num terreno de certo tamanho. Ou um apartamento, claro. Quero ter uma empresa que me dê tal valor mensal de rendimento. Ou quero ter um emprego que me dê isto... Você escolhe, você decide tudo. Mas faça isto de forma clara, muito clara!

.

Ah, perguntou alguém, "-mas meu objetivo financeiro, se eu o disser assim de forma numérica, poderá parecer loucura ou muito pouco, não?" E posso responder: dependerá da forma que Você objetiva isto, em que tempo, em que condições. Falaremos amanhã sobre este tópico.

Comente, avalie, divulgue, conteste.... Participe!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!