A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

03 janeiro, 2010

Anchova com leite de coco

Pois em outro post de dias atrás, conversamos sobre a qualidade do tempo de descanso, de recarga das baterias, de podermos aproveitar nosso tempo com qualidade e voltar para nosso dia a dia mais descansados. Comentamos daqueles que levam toda a poluição e toxinas de seu cotidiano para a praia ou campo, não deixando tudo aquilo que polui sua vida de lado nem mesmo neste momento.
Hoje pude verificar, mais uma vez, o quanto as pessoas parecem estar...

... confusas, perdidas, desnorteadas com suas Escolhas.



Fui logo cedo ao mercado comprar algumas coisas para curtir uma receita de peixe (anchova) que gosto de fazer de quando em vez. E o logo cedo era importantíssimo visto que moramos em Porto Belo, bela cidade do litoral catarinense que é invadida, literalmente, por um número de visitantes muito acima de sua capacidade.

Eis que me deparo com a peixaria ainda fechada mesmo já sendo mais de 8 horas. Sigo para o mercado para comprar os acessórios e adiantar a andança. No mercado noto que os funcionários estão todos com semblantes expressando cansaço, fadiga. A rotina pesada que iniciou antes do natal, indo das 8 até 22h diariamente, está deixando a todos nos seus limites.

O que me admirou, e nem era para isto, é que as pessoas que estão de férias, passeando, descansando, estavam aparentando o mesmo que os funcionários: cansaço, rostos marcados do sol, sinais de sonolência por noites pouco ou mal dormidas. E estão de férias!

Pensei no que temos visto diariamente: as pessoas vão para a praia logo cedo, ficam até muito próximo do meio dia (por vezes o dia todo sem sair da beira mar), almoçam, retornam logo a tarde ficando até o por do sol. Saem dali, casa, banho, roupita diferente e vão para o bar, balada, restaurantes. Ocorre que o restauro não é suficiente, carregam-se de comidas e bebidas, voltam para casa cansados, dormem mal ou pouco, levantam cedo para o mercado e praia, e segue a bela rotina de descanso!

Férias??? Eu não quero uma assim. E ao voltarem para o dia a dia como estarão? Lembro de ter feito, em tempos passados, coisa do gênero. Eu nunca cheguei a tanto, visto não gostar tanto assim do sol. Ficava muito na praia e saía para jantares, mas era menos do que vejo na maioria. E eu lembro que a primeira semana ao retornar para a rotina era muito pesada, eu voltava muito cansado.

Mas são escolhas de cada um e vamos respeitar. Nada mais temos a fazer. Temos de permitir que cada um faça suas escolhas e viva sua vida como bem lhes aprouver. Isto é diversidade, a diversidade que forma o todo em que nos inserimos. E temos de respeitar as escolhas assim como queremos que respeitem as nossas.

E a receita? Buenas, não é uma receita nova, nem complicada. Tirei ela de algum site da internet e fiz pequenas modificações. Troquei o molho de cebola de pacotinho por cebolas batidas no liquidificador e acrescentei alguns poucos itens.

Ingredientes e modo de fazer:

Bata duas cebolas com 5 dentes de alho no liquidificador;
Coloque um pouco deste creme numa forma refratária;
Disponha as postas de Anchova já salgadas na forma;
Tempere com pimenta do reino e coloque um fio de oliva por cima;
Cubra com o restante do creme;
Deixe descansando por duas horas;
Leve ao forno coberto com papel alumínio por uma hora - fogo baixo;
Tire o papel e deixe dourar;
Sirva com arroz branco e salada verde.

Bom apetite! Ah, e boas férias!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!