A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

05 maio, 2010

Nossos relacionamentos

Vamos iniciar a falar hoje de Nossos relacionametnos, muito embora já tenhamos tocado neste assunto por aqui. E o motivo foi a mensagem que recebemos através do Formspring.me: "vc podia falar sobre relacionamentos." É um tema da maior importância e, para alguns - senão a maioria, ainda mais importante que o dinheiro. E não sem razão. Faz parte dos desejos de todos ter bons relacionamentos, certamente.



Somos pessoas de relações. Não vivemos sós, nos vemos através dos outros. Por muitas vezes erramos na forma de fazer isto, dando maior importância à visão do outro do que à nossa. Mas de toda forma só temos sentido ao nos relacionarmos.

Na análise que a Sociologia faz do humano, diz-nos gregários: seres que vivem em bando, em grupos. A palavra gregário vem de grei que indica sociedade, povo, nação. Somos então seres que vivem em grupos.


Sabemos todos, entretanto, que muito embora sejamos seres de vida social, podemos e temos dificuldades nos relacionamentos em nosso dia-a-dia. Mesmo que isto não pareça fazer parte de nosos desejos. Não são todas as pessoas que me são agradáveis, não sou agradável a todas as pessoas. Afora as dificuldades causadas por comportamentos hostis, do que nem vamos falar aqui.


E então surge a questão: Por que temos dificuldades com algumas pessoas? Ou melhor, creio que é o que nos interessa aqui: Por que encontramos ou convivemos com pessoas que nos são desagradáveis ou de difícil convivência?


Aqui entra o que também já falamos. Tudo que experimentamos nesta nossa vida, todas as vivência que temos, são fruto de nossas próprias criações, foram parte de nosos desejos, conscientes ou não.. Por motivos que somente nós em nosso íntimo, saberíamos explicar. O fato é que criamos tudo o que temos ou vivemos. E aqui entram as relações, as convivências do nosso dia-a-dia.


Se estamos em dificuldades com nossos relacionamentos no trabalho, por exemplo, temos de mentalizar a nós mesmos em situações agradáveis, convivendo com pessoas que tornam o dia-a-dia melhor, mais feliz. Nada de fugir ou ser hostil com as pessoas que nos parecem desagradáveis. Fomos nós que nos levamos para tal convivência.


Tudo, repetindo, que temos nesta existência, ou tudo o que vivemos de experiências, é fruto de nossos desejos, nossas emoções, nossos pensamentos, nossas manifestações e limitados ou conformados por nossas crenças. Trocando nossos pensamentos, criando mentalmente situações agradáveis, libertando-nos de crenças limitadoras, vamos construindo uma nova situação para nossa vida, que se apresentará tão breve quanto permitirmos. De outra forma, em tendo desejos conscientes e manisfestando-os com boas emoções, receberemos o que de fato queremos viver.


Todas as manhãs, logo à primeira hora do dia durante as rotinas no banheiro, costumo mentalizar, pensar no meu dia. E durante o que poderia chamar de oração ou mentalização crio o meu dia colocando este trecho nos meus pansmantos: "...desejo encontrar somente pessoas que tenham harmonia comigo..." É, tenho a certeza, um bom começo!


****************
Para ler amanhã: E como aplicar estes conceitos nos relacionamentos pessoais íntimos? Tipo como encontrar a pessoas certa para namorar ou casar? Vamos seguir com este tema amanhã e falaremos da forma, quase sempre errada, com que lidamos com esta situação. O quanto a tal paixão nos cega e colabora para que erremos em nossas avaliações e nossos sentimentos.
.

Você poderá gostar de ler:

Emoções e Desjos
Como realizar seus desejos
.

Um comentário:

  1. Olá, fui eu que pedi para que falasse de relacionamentos e achei muito bom o que vc disse, resume bem o que tenho passado e não tenho gostado, vou tentar mudar. Estou anciosa pela próxima parte. Obrigada!

    ResponderExcluir

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!