A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria; o que você sente, você atrai; o que você acredita, torna-se realidade. Buda

10 fevereiro, 2011

PNL, para que serve?

PNL, para que serve? é um tema que está pendente aqui neste nosso espaço. Há muito temos recebido visitas resultantes de busca sobre este tema. Vamos a ele então...
Neuro

Vamos começar dizendo o que é PNL ou Programação Neuro Lingüística. O componente Neuro: nossos comportamentos surgem através dos processos neurológicos: visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Os três principais processos que usamos são a visão, audição e os processos cinestésicos. É assim que percebemos o mundo, através destes processos. Cada um tem mais percepção através de um ou outro, o que nos faz, a cada um, ter uma percepção de mundo. O que significa que não há um único mundo e sim as percepções de cada um, o modo como cada um vê o mundo. 

E isto inclui mais do que os processos mentais, inclui também as reações fisiológicas que temos. Ist osignifica que o que sentimentos em nosso processos mentais são refletidos na nossa fisiologia, no nosso corpo. E o contrário também é verdadeiro. Uma postura errada constante nos leva a processos mentais que podem nos criar problemas.


Lingüística

A componente lingüística da PNL participa deste método pois que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e nos comunicarmos com os outros. Mais do que isto, nos comunicamos através da palavras, que são códigos da comunicação humana. Mas não somente com os outros. A nossa própria comunicação interna é feita através destes mesmo signos.


E mais ainda: usamos as palavras para pensar, para formar idéias. O que podemos dizer sobre pessoas que tem um vocabulário pobre, parco, repetitivo? Que pode significar que sua capacidade de formar pensamento, de criar idéias, também fica prejudicado na mesma proporção.

Programação

O termo programação diz da forma que organizamos nossas idéias que geram ações com a finalidade de produzir resultados. É realmente como a programação de computadores, estes respondem a comandos que lhes damos. Nossa mente tem uma forma programada de agir, na qual temos também influência e responsabilidade.

A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.


Assim a Programação Neuro Lingüística diz respeito à maneira como organizamos nossos pensamentos e, em conseqüência, trata da maneira que experimentamos o mundo. Como assim, a maneira como experimentamos o mundo? Como disse acima, a forma como programamos nossa mente, a qualidade e quantidade de palavras que temos, a maneira como nos comportamos fisiologicamente, moldam a nossa neurologia e nos levam ou nos ajudam a crescer, a nos mantermos estagnados ou, na pior hipótese, a irmos cada vez mais para o buraco.

E para que nos serve a Programação Neuro Lingüística?

Este é, afinal, o tema deste post. A ciência foi desenvolvimeda por Grinder e Bandler que analisaram e modelaram o comportamento de pessoas proeminentes em suas atividades. Através deste 'modelar as formas de agir', induziram que, se Você se comportar da mesma forma que alguém bem sucedido, não só fazendo as mesmas coisas, como também pensando da mesma maneira, Você será levado a resultados muito parecidos.

Modelar comportamentos, ações, crenças e idéias é o que fundamenta a idéia da Neuro Lingüística. E aqui chegamos ao nosso tema: se Você avaliar as formas de se comportar das pessoas bem sucedidas, verá que elas tem hábitos e crenças em comum. E, via de regra, não são crenças comuns a todas as pessoas. Se assim fossem, todos teríamos resultados parecidos, o que é uma inverdade.

Amanhã seguiremos com este tema. A Neuro Lingüística é uma ciência capaz de nos ajudar de forma rápida e efetiva se desejamos de fato mudar nossos resultados. Lembram? somos resultados de nós mesmos. Se seus pensamentos, suas crenças, sua linguagem são pobres, que resultados Você pensa estar colhendo?

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda opinião é aceita e respeitada. Seja bem vindo a este Blog!!!